Primeira história em quadrinhos de Maurício de Sousa completa 65 anos

Primeira história em quadrinhos de Maurício de Sousa completa 65 anos

Compartilhe nas redes!

Se você pensa que a Turma da Mônica foi a primeira criação de Maurício de Sousa, prepare-se para uma surpresa! Em 2025, completa-se 65 anos desde a publicação da primeira história em quadrinhos do autor, e aqui vamos te contar tudo sobre o começo do império em quadrinhos de Mauricio. Vamos lá?

Bidu: o primeiro passo rumo ao sucesso

Lá em 1959, antes da fama estrondosa da Turma da Mônica, Maurício de Sousa lançou sua primeira revistinha: Bidu nº 1. O gibi trazia várias histórias estreladas pelo simpático cachorro azul e seu dono, Franjinha. Além deles, também apareceram outros personagens famosos hoje em dia como Titi, Jeremias, Humberto, e os pais do Franjinha.

Primeira história em quadrinhos de Maurício de Sousa

A escolha de Bidu para protagonizar essa primeira publicação foi natural, pois ele foi o primeiro personagem criado por Maurício e rapidamente se tornou um dos favoritos do público. Com um humor leve e situações inusitadas, essa HQ marcou o início de uma carreira brilhante nos quadrinhos.

Confira também: Chuck Billy e mais: como são os nomes da Turma da Mônica em inglês

A edição inaugural da revista trouxe a divertida história “O Cachorro Falante”, que acompanhava um mágico frustrado tentando hipnotizar Bidu. No entanto, ao ser interrompido por Franjinha, acaba levando uma pedrada na cabeça, o que causa uma troca de personalidades entre ele e o cachorro. De repente, Bidu passa a falar, gerando momentos hilários e surreais.

O sucesso dessa história foi tão grande que, anos depois, em 1970, Maurício decidiu recontá-la na primeira edição da revista da Mônica, reforçando seu valor sentimental e histórico.

A história por trás do gênio chega ao cinema

E para os fãs que querem conhecer ainda mais sobre a vida e a obra de Maurício de Sousa, 2025 também trará uma grande novidade: Mauricio de Sousa: O Filme, que estreia em outubro, no mês em que o artista completa 90 anos.

O longa-metragem vai mergulhar na história do quadrinista, desde sua infância até a criação de sua primeira revista da Mônica. Além disso, abordará seu processo criativo, as inspirações para seus personagens e os desafios que enfrentou ao longo da carreira. O filme contará com Mauro Sousa, filho do autor, no papel principal, e tem direção de Pedro Vasconcelos.

Um marco para a cultura brasileira

A HQ O Cachorro Falante não foi apenas um quadrinho qualquer; ela representou o início de um legado que continua a encantar gerações. Maurício de Sousa não apenas moldou a infância de milhões de brasileiros, mas também ajudou a fortalecer a cultura nacional através de suas criações. Para sempre seremos gratos por todos os personagens e histórias criados pelo autor!

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.