Friends: 30 anos sendo nossa amiga

Friends: 30 anos sendo nossa amiga

Compartilhe nas redes!

“Todo dia é aniversário de alguma coisa sobre Friends!” Você tem essa sensação? Realmente, de vez em sempre surge um novo ciclo comemorativo da série, o marco da vez são os 30 anos do lançamento do primeiro episódio da série. Em 22 de setembro de 1994 foi ao ar o ep piloto que pode ser visto em DVDs com o título de The One Where Monica Gets a Roommate. 

De tempos em tempos essa série volta ao topo das paradas e se torna um dos assuntos mais comentados. Recentemente houve o triste momento da despedida (precoce e criminosa) do ator Matthew Perry, que deu vida ao apaixonante e inesquecível Chandler Bing (Bing!). Mas ainda antes teve o episódio especial de reunião, Friends: The Reunion. 

O encontro aconteceu em 2021 e não celebrou nenhum aniversário redondo como os 25 ou 30 anos, mas foi um grande momento, pois os a.m.i.g.o.s não se encontravam na TV há um bom tempo. Portanto, foi um programa para aquecer os corações dos fãs.

Foto: Reprodução.

E antes aconteceu a comemoração dos 25 anos da série, em 2020. Para esse aniversário, até chegar em setembro, o varejo e até mesmo o Google se dedicaram arduamente ao tema! Por todo lado tinha produtos licenciados (ou não), brindes e muito mais. 

Sobre o Google: vá até o buscador e pesquise separadamente por Monica Geller, Chandler Bing, Rachel Green, Ross Geller, Phoebe Buffay e Joey Tribbiani.

Friends vale tanta comoção?

Seja você fã ou não, é preciso reconhecer o legado dessa produção. Friends não começou com a bola toda lá em 1994, o episódio piloto não fez o maior sucesso, porém a recepção da série foi progressiva. De tal maneira, ao assistir, é possível notar isso. 

Os primeiros episódios começam tímidos e mostram um pouco daquele universo que estava prestes a ser explorado. Um potencial casal estava para surgir, muitas comédias de situações. Mas ao longo das temporadas, na evolução da história, até mesmo a participação de famosos e a relação da narrativa com eventos reais (episódios de Ações de Graça, Natal, Halloween etc) mostram como algo novo surgia entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Friends era o momento!

Embora tenha bebido de outras produções consagradas (assista Seinfeld para ter uma noção) e que também marcaram época e a TV nos Estados Unidos e posteriormente a cultura pop ao redor do mundo, Friends foi um marco. Sendo assim, sempre será um acontecimento relembrar muitas datas relacionadas a série ou até mesmo a narrativa. 

30 anos do começo, 20 anos do fim (6 de maio de 2004 foi ao ar o último episódio) ou o aniversário de casamento de Chandler e Monica – comemorado em 15 de maio, sempre são e serão datas memoráveis não só para os fãs mais fiéis, mas para o mundo do entretenimento.

Não é unanimidade, mas é referência

É claro que ninguém é obrigado a gostar dessa sitcom (embora deva ser muito triste a vida de quem não goste), mas é inegável que ela ditou moda e é referenciada sempre que possível. 

Lembra da menção ao casamento de Chandler e Monica? Pois bem, sabe Jake Peralta e Amy Santiago da série Brooklyn 99? Eles se casaram na mesma data, 15 de maio. Isso não deve ter sido aleatório, nem à toa, ainda mais conhecendo o perfil dos casais. 

Salva aí mais uma: há fãs que brigam para saber qual é a melhor, mas independente desse mérito How I Met Your Mother bebe da fonte que Friends deixou e inclusive faz piadas sobre a “rivalidade”. Lembra quando Ted, Barney e Marshall vão à uma cafeteria? 

No episódio 7, da segunda temporada de How I Met Your Mother, os três amigos começam a história sentados em um café e Barney dispara logo uma piada sobre como não tem graça aquilo, “é melhor ir a um bar”. 

“Pa pa pa pa, pa pa pa pa
Pa pa, da da da da, da da da da da”. Foto: Reprodução.

Saúde mental e conforto pessoal

Falar sobre Friends também é abordar saúde mental e conforto, ou em palavras mais fofas: aquecer o coração. Em uma busca rápida pela internet você pode conferir algumas matérias que fazem a relação da sitcom com o bem-estar.

Mas por aqui vale a pena dar licença ao lado ‘eu-jornalista’ e me colocar na primeira pessoa para contar o que essa série significa para mim.  

I’ll Be There For You é o que diz a música da abertura. Em português quer dizer: “Eu estarei lá por você”. Assim como boa parte do brasileiro médio, sou ansiosa. Em uma época de muito estresse e crise familiar, quando tudo estava desmoronando, lembrei dessa série que eu tinha visto um trecho em uma reunião de amigos. 

Faculdade, estágio, problemas, crises de nervoso e quando sobrava um tempo eu conseguia me distrair e rir um pouco vendo Friends. Era como estar com amigos novamente, sempre que ligasse o notebook ou a TV e acessasse a Netflix (na época estava por lá) eles estariam ali por mim. 

Atualmente, já vi e revi a série muitas vezes. Não pude acompanhar o auge. Sou três anos mais nova. Mas foi tão bom ter algo bom num momento ruim que hoje é minha série conforto. 

Foto: Reprodução.

Mundo de hoje 

Voltando à voz jornalística e às atualidades é preciso mencionar que há quem diga que Friends envelheceu mal. A falta de negros, gordos e demais diversidades e miniorias no elenco faz muitos questionarem muita coisa. 

Por outro lado, a série foi disruptiva ao entregar a trama da “esposa lésbica” e do “pai transexual”. 

Você pode escolher militar pela falta de inclusão, aclamar pela coragem de abordar esses temas, ignorar tudo e tacar hate ou ignorar tudo e assistir. 

No fim das contas, o que vale mesmo é reconhecer o marco de Friends para a cultura do entretenimento mundial, para as vidas individuais e, para quem é fã, celebrar mais uma data como essa. 

I’ll Be There For You (on Max)

Para comemorar esses 30 anos de amizades, risadas, relacionamentos e afins a Max, streaming oficial da Warner Bros. Discovery, por consequência de Friends, fez uma seção especial para a sitcom. 

A Friends Coleção está disponível na aba Série, na divisão “Descubra nossas coleções” que atualmente está entre “Séries populares” e “Drama românticos”. 

Dentro dessa seção há duas principais divisões, uma para a série trintona e outra para o episódio especial que contou com a reunião do elenco. Passeando pelo catálogo é possível descobrir um universo de listas especiais:

  • Episódios mais assistidos 
  • Chandler Muriel Bing, o rei do sarcasmo
  • Joey, o que não divide a comida
  • O cardápio da Monica
  • Estávamos dando um tempo! (Quem tinha razão? Ross ou Rachel?)
  • Ela não é um sapato, é Rachel Green
  • Ross, o que tem Unagi 
  • Olá! Meu nome é Regina Phalange – Existe gente excêntrica. Mas a Phoebe é outro nível.
  • Episódios citados na Reunião
  • Aqueles onde seus amigos são a sua família
  • Así se hizo tu serie favorita
  • Aqueles com feriados
  • Aqueles com as celebridades

Há também algumas listas que trazem outras produções disponíveis no streaming:

  • O elenco do Friends em outros papéis 
  • Outros sucessos dos anos 90
  • Fanáticos por Friends também curtem 

E sim, eles sempre estarão aqui (no streaming) por você. Até uma próxima data comemorativa ou qualquer momento bom (todos) para falar sobre Friends!

Sobre o Autor

Ana Cláudia Oliveira
Jornalista de formação, sou redatora há 10 anos. Já escrevi de tudo um pouco e agora estou mergulhando no universo do entretenimento. Há muito o que se descobrir por aí e é através da comunicação que quero fazer isso: this is the way!

Um comentário em “Friends: 30 anos sendo nossa amiga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *