Crítica | Wonka

Crítica | Wonka

Compartilhe nas redes!

Quando foi a última vez que você assistiu a um filme e teve a sensação de voltar à infância ou, até mesmo, de que todos os sonhos podem se tornar realidade? Recentemente, de forma despretensiosa, me deparei com o novo musical Wonka, que conta a origem de Willy Wonka, personagem reconhecido por A Fantástica Fábrica de Chocolates (seja na primeira ou segunda versão) e, meio que desprevenido, imergi em um universo mágico onde tudo é possível.

À primeira vista, a obra protagonizada por Timothée Chalamet – um dos queridinhos de Hollywood atualmente – pode parecer apenas mais uma produção que se utiliza de um rosto famoso e uma história conhecida para fazer dinheiro. E, na realidade, realmente é isso, contudo, a personalidade faz de Wonka uma prequel das mais cativantes dos últimos anos. 

A produção acompanha os primeiros passos de Willy Wonka rumo a seu sonho: mudar o mundo através de um delicioso chocolate. E, em meio à inspiradas canções, o jovem Wonka começa a desenvolver o seu negócio e, ao mesmo tempo, cria a antipatia de rivais poderosos. Nisso, se vê em uma situação desafiadora, onde precisará de toda a sua criatividade para escapar de um cativeiro. 

Ainda que o roteiro seja simples e pouco inventivo, a forma como alcança tais desfechos chama a atenção. Como um musical, ele cria circunstâncias que, ainda que fora da realidade, são deslumbrantes e fazem brilhar os olhos – desde a criança ao adulto. Soma-se a isso, letras grudentas e interpretações cativantes, e está feita a fórmula do sucesso. Quando você perceber, já está totalmente imerso em uma nova realidade, onde todos os sonhos são possíveis, como diz a música-tema, Hatful of Dreams.

Aqui está o meu destino, só preciso desbloqueá-lo

Vou fracassar ou decolar como um foguete?

Não tenho nada a oferecer além do meu chocolate

E um chapéu cheio de sonhos

Visualmente incrível e com personagens cativantes, Wonka é o tipo de produção que, ainda, renderá muito sucesso para além das bilheterias, tanto no streaming quanto nos canais de televisão. É o tipo de história que, sem dúvidas, deixa o espectador com uma sensação prazerosa ao sair da sessão.

Wonka

Direção: Paul King
Ano: 2023
Gêneros: Musical e fantasia
Elenco: Tomothée Chalamet, Hugh Grant, Olivia Colman, Roman Atkinson e mais.
Nota: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)

Sobre o Autor

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Jornalista, 24. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *