Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Compartilhe nas redes!

É difícil conhecer alguém que não goste de Chico Bento. O personagem de Mauricio de Sousa é um dos mais queridos fora da turma principal, e quando seu live-action foi oficialmente anunciado todos ficaram animados, ainda mais depois do sucesso de Turma da Mônica: Laços e Turma da Mônica: Lições. Veja agora a crítica de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa!

A história é a seguinte: quando sua goiabeira favorita é ameaçada de ser derrubada para a construção de uma estrada, Chico Bento se une a seus amigos para tentar salvá-la a todo custo. Uma premissa bem simples, mas será que é bem desenvolvida? Confira aqui!

O Chico Bento perfeito

Antes mesmo de falar sobre a trama em si, preciso vir aqui e exaltar Isaac Amendoim, o ator mirim que dá vida ao Chico nas telonas. Que menino carismático! Ele está simplesmente perfeito no papel, dando ao personagem todas as nuances e trejeitos que já conhecíamos e acrescentando seu próprio toque pessoal. Desde o começo do filme ele brilha e entrega seu trabalho de forma magistral. Não consigo imaginar nenhum outro que pudesse interpretá-lo tão bem.

As outras crianças e o elenco adulto também estão muito bem e todos transpiram a essência de seus personagens. Não há o que reclamar nesse aspecto de nenhum deles, mas, sem dúvidas, Isaac é quem se destaca. Um mini querido!

História simples e dinâmica

A base da trama é, de fato, muito simples. Porém, ela é muito bem montada e amarrada, e isso faz com que se torne mais interessante. Gostei bastante da forma lúdica como a história é contada, e o jeito como o começo e o final do filme se conectam me surpreendeu bastante. Tudo é desenvolvido num ritmo bacana, com espaço para história de origem do protagonista e ainda uma explicação divertida sobre sua paixão por goiabas. Toda a narrativa é contada no ponto de vista de Chico Bento no melhor estilo de “causos”, algo que é bem característico do personagem e isso dá um charme especial a história.

O estilo do filme é parecido com os outros live-actions da Turma da Mônica: um grupo de crianças se junta e vive grandes aventuras ao tentar alcançar seu objetivo final. Obviamente, a estética não é a mesma, já que a turminha principal vive na cidade os desse filme vivem no campo, mas o “ser criança” de todos eles está pautado na mesma coisa, e é maravilhoso acompanhá-los nessa jornada.

Que mundo é esse que troca goiaba por asfalto?

Chico Bento diz essa frase em meio a um momento de desespero quando descobre o que vai acontecer com sua adorada goiabeira e mesmo sendo bastante simples ela resume a grande mensagem que o longa passa. O personagem sempre está envolvido em causas ambientais nos quadrinhos e, inclusive, se tornou embaixador da WWF-Brasil em 2020. Em meio a ludicidade e risadas o filme toca no assunto de preservação da natureza, tão importante para os dias de hoje.

Outra personagem que personifica a causa é avó de Chico, que diz explicitamente que sempre foi uma defensora do meio ambiente e traz muitas sabedorias para o assunto, o que também serve de força motivadora para o garoto quando ele pensa que não há mais o que fazer. Essa é uma ótima forma de ensinar às crianças sobre o assunto, mas também de lembrar aos adultos que sacrificar os bens naturais em nome do “progresso” pode não ser a melhor escolha.

Leia também: 5 curiosidades sobre Chico Bento

Vale a pena assistir?

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é uma excelente pedida para quem cresceu com o personagem e toda a Turma da Mônica. O filme tem aquele gostinho de infância e consegue agradar tanto a geração antiga quanto a atual. Cheio de mensagens importantes e com direito a uma incrível referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço, o longa se estabelece como mais uma obra divertidíssima da franquia em live-action da turma mais amada do Brasil. Não deixe de conferir!

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Direção: Fernando Fraiha
Ano: 2025
Elenco: Isaac Amendoim, Pedro Dantas, Anna Júlia Dias, Lorena de Oliveira, Davi Okabe e mais.
Duração: 1h30min
Nota: ⭐⭐⭐⭐(4/5)

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.