Zodíaco (2007): o que é fato e o que é ficção no filme?

Zodíaco (2007): o que é fato e o que é ficção no filme?

Compartilhe nas redes!

Lançado em 2007, Zodíaco é um filme do diretor David Fincher que retrata os crimes reais cometidos pelo serial killer conhecido como Assassino Zodíaco na região da baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. A trama é baseada no livro Zodíaco, de Robert Graysmith, que também é um dos personagens do longa-metragem.

Apesar de ser baseado em fatos e de ter na sua história figuras que existiram na vida real, o filme não é 100% verídico e possui algumas liberdades para tornar a narrativa mais palatável aos cinéfilos. Por isso, aqui separamos alguns itens que são fatos e outros que são ficção no filme Zodíaco. Confira a seguir!

Personagens principais – É fato

O longa tem três atores como protagonistas. Jake Gyllenhall vivendo Robert Graysmith, Mark Ruffalo interpretando o inspetor da polícia de São Francisco Dave Toschi e Robert Downey Jr como o jornalista Paul Avery. Os três são figuras reais que realmente tiveram envolvimento na história do assassino Zodíaco.

História de Robert Graysmith – É fato

Robert Graysmith realmente era um cartunista do jornal San Francisco Chronicle que acabou se envolvendo na história do Zodíaco. Ele ficou tão obcecado em resolver as mensagens cifradas e buscar o verdadeiro culpado que viu sua vida pessoal ruir, e assim como no filme, na vida real o seu casamento também acabou por causa disso.

E como o final do filme mostra, Graysmith se tornou um escritor, sendo autor do livro Zodíaco (no qual o longa se baseou).

Leia também: Final explicado do filme Os Suspeitos

História de Paul Avery – É um pouco fato, um pouco ficção

O jornalista vivido por Robert Downey Jr é demostrado no filme como alguém que, afetado pela história do Zodíaco, deixa praticamente de viver para ficar recluso e morando em um barco. De acordo com pessoas próximas a Avery, essa questão foi exagerada pelo filme e não seguiu à risca o que ocorreu na vida real.

O Zodíaco não foi revelado – É fato

Assim como na história real, o filme também não dá uma conclusão para os crimes, pois o assassino do Zodíaco não foi revelado até os dias de hoje

Arthur Leigh Allen era o Zodíaco? – É ficção

O filme não crava que Arthur era o assassino, mas trata ele como principal suspeito por existirem diversas provas contra ele. Isso é verdade, inclusive com alguns itens como as botas e o relógio mostrados no filme sendo objetos que existiram, porém outros suspeitos muito importantes não foram incluídos para não estender a duração do filme.

Não entendeu Memendo? Veja o final explicado aqui

Cartas criptografadas – É fato

O assassino do Zodíaco tinha como um dos seus métodos enviar cartas para a polícia e os jornais. Essas cartas continham mensagens cifradas que, de acordo como o próprio criminoso, revelariam a sua identidade. Somente duas foram decifradas até hoje, e mesmo assim não há pista sobre o nome do assassino.

Suspeito ignorado – É ficção

No filme, uma das cartas é decifrada por um professor e sua esposa — Donald Gene Harden e Bettye June Harden. Isso aparece no filme, mas o que fica de fora é o fato de Donald ter sido considerado pela polícia um dos suspeitos do caso.

Zodíaco na TV – É fato

Um dos momentos mais grandiosos do filme é quando o Zodíaco ameaça um atentado contra crianças. Para que isso não acontecesse, ele exige participar ao vivo de um programa de TV fazendo uma ligação para um advogado. Isso realmente aconteceu e o advogado Melvin Belli, no filme vivido por Brian Cox, conversou com o serial killer.

Vozes diferentes – É ficção

Para seguir a realidade, o filme precisou apelar para a ficção de certa forma. Como nunca foi desvendado o assassino do Zodíaco, três atores diferentes deram voz ao serial killer durante o filme nas cenas de leituras das cartas. São eles Richmond Arquette, Bob Stephenson e John Lacy.

Desvende o final impressionante do filme I Am Mother, da Netflix

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 28 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *