Spoiler Alert | Rastros de um Sequestro (Final explicado)

Rastros de um Sequestro (Forgotten), suspense psicológico sul-coreano lançado em 2017 e disponível na Netflix, conquistou o público com uma trama cheia de reviravoltas. Se você terminou o filme sem entender direito o que aconteceu no final, a gente explica.
Veja abaixo a explicação completa do final de Rastros de um Sequestro, o que significa a grande reviravolta e o que o filme quer dizer.
Confira o final explicado de vários outros filmes clicando aqui
Qual é a história de Rastros de um Sequestro?
A trama acompanha Jin-seok, um jovem que se muda com os pais e o irmão mais velho, Yoo-seok, para uma nova casa. Tudo parece normal até que Yoo-seok é sequestrado diante dos olhos de Jin-seok e retorna misteriosamente 19 dias depois — sem lembrar de nada.
Só que algo está errado. Yoo-seok volta diferente. Comportamentos estranhos, atitudes suspeitas e inconsistências em suas falas fazem Jin-seok desconfiar de que aquele não é seu verdadeiro irmão.
A partir daí, o filme apresenta vários pequenos elementos para reforçar a aura de suspense. O protagonista toma remédios, então você questiona se ele está enxergando a realidade ou tendo alucinações. As atitudes estranhas do irmão são mesmo reais? Com isso, o clima de tensão aumenta e quem está assistindo fica cada vez mais intrigado para entender a que ponto a história quer chegar.
O que é plot twist? Entenda aqui!
Qual é a grande reviravolta do filme?
A maior virada acontece quando Jin-seok descobre que tudo ao seu redor é uma farsa.
Ele não está vivendo com sua família. A casa é falsa, seus pais são atores contratados e o homem que finge ser seu irmão é, na verdade, uma pessoa com ligações com o seu passado. Tudo isso foi montado para enganá-lo.
A verdade é que Jin-seok não é um jovem de vinte e poucos anos. Ele é um homem de quase 40 anos que teve suas memórias manipuladas com remédios e hipnose para que voltasse a um estado mental mais vulnerável.
Por que? Para fazer com que ele se lembre de um crime que cometeu no passado.
O que Jin-seok fez no passado?
No passado, Jin-seok sofre um acidente de carro junto com sua família. O pai e a mãe acabam morrendo no acidente, mas o irmão fica internado no hospital enquanto ele não tem ferimentos graves. No entanto, com a crise econômica que atinge a Coreia do Sul, ele se vê sem alternativas para custear o tratamento.
Então, ele recorre a um site na internet onde pode oferecer serviços anonimamente, e é contatado por um personagem misterioso para ir a uma casa e assassinar uma mulher. Se cumprir o crime, receberá uma grande compensação financeira.
Ele vai até a casa e descobre que na verdade se tratava da família do médico que cuidava do irmão dele e ele precisaria matar a esposa do doutor. O plano do médico era, com a morte da esposa, receber o seguro de vida, e assim resolver sua vida financeira. Porém, durante o crime, as coisas dão errado e Jin-seok sem querer mata não somente a esposa do médico, mas também sua filha mais velha.
O médico também tinha mais um filho, que acabou sobrevivendo e sendo “ajudado” pelo assassino a não enxergar o que estava acontecendo. Então, esse menino chamado Yoo-seok cresceu em orfanatos e sem nunca ter visto a justiça ser feita para sua família.
Jin-seok então confrontou o médico sobre os motivos para esse crime tão horrível, mas o médico caiu do telhado do hospital durante a briga, e aí o garotinho sobrevivente ficou órfão e sem respostas sobre tudo o que ocorreu.
Com a polícia nunca levando o caso à frente, Yoo-seok, já adulto, cria um plano para conseguir recuperar as memórias do assassino e conseguir a sua vingança.
Então é criado esse plano de fazer com que Jin-seok achasse que vivia na casa onde cometeu o crime no passado, conviver com essa família falsa, ver o irmão sendo “sequestrado” e todas as situações que vemos no decorrer do filme.
O que acontece no final de Rastros de um Sequestro?
No presente, depois de descobrir a farsa, tentar fugir e sofrer mais um acidente de carro, Jin-seok acorda em um hospital muito ferido e é confrontado por Yoo-seok, aquele que fingia ser o irmão mais velho de Jim-seok na farsa familiar criada, e que na verdade é o menino que ele poupou 20 anos atrás. Yoo-seok revela que perdeu toda a família por causa de Jin-seok e cresceu em um orfanato.
Ele pergunta por que Jin-seok não o matou também e se o pai dele foi o mandante do crime. Jin-seok assume toda a culpa, tentando preservar a imagem do pai de Yoo-seok, mas este não acredita.
Tomado pela culpa, Jin-seok se envenena e morre. Yoo-seok, ainda atormentado, se suicida pulando pela janela do hospital.
O que significa o final de Rastros de um Sequestro?
Na cena final do filme, vemos o que parece ser uma memória de Jin-seok com sua família antes do acidente que acabaria desencadeando a morte dos pais e a internação do irmão do protagonista. Nesse momento, Jin-seok acaba encontrando um garotinho de cinco anos que lhe oferece um pirulito. Então a família do garotinho o chama e vemos que se trata da família do médico.
A dúvida que fica é se essa realmente foi uma memória, uma imaginação de como poderia ter sido ou uma espécie de “pós-vida”, já que todos ali acabaram morrendo.
O filme mostra como a memória pode ser manipulada, mas a culpa sempre encontra um jeito de vir à tona. É também uma crítica ao sistema — e uma reflexão sobre o perdão, o arrependimento e até onde alguém pode ir para fazer a verdade aparecer.
Ainda há espaço para, assim como em outras produções da Coreia do Sul, falar sobre os problemas econômicos do país, afinal de contas, foi uma dificuldade financeira que levou Jin-seok a aceitar cometer o crime que desencadeou toda a história do filme.
Rastros de um Sequestro engana o espectador do mesmo jeito que engana seu protagonista. E é exatamente isso que torna o final tão impactante e triste.
Sobre o Autor

Últimos posts
Spoiler Alert9 de maio de 2025Spoiler Alert | Rastros de um Sequestro (Final explicado)
Séries4 de maio de 2025Crítica | You (5ª temporada)
Filmes29 de abril de 2025Crítica | Thunderbolts*
Listas25 de abril de 2025Os melhores filmes de M. Night Shyamalan – veja onde assistir agora