Spoiler Alert | Conclave (Final explicado)

Spoiler Alert | Conclave (Final explicado)

Compartilhe nas redes!

Já assistiu a Conclave e ficou com dúvidas ou até mesmo sem entender o final do filme? Vem cá que vamos explicar pra você o que aconteceu! Mas, se ainda não viu, recomendo que leia nossa crítica sobre o longa e depois volta aqui para a gente discutir com spoilers sobre a história.

Um conclave é a reunião de arcebispos que a Igreja Católica faz quando precisa eleger um novo Papa, seja por morte ou renúncia dele. E é justamente sobre isso o filme trata: o pontífice faleceu e os líderes da instituição precisam se reorganizar para uma escolha. Mas mistérios acontecem entre uma ponta e outra da história.

Quais são os segredos que escondem no filme?

Bispo Tremblay, Decano Lawrence e Bispo Belinni no filme Conclave
Bispo Tremblay, Decano Lawrence e Bispo Belinni. Foto: Reprodução.

Há pelo menos três grandes mistérios desenvolvidos: o arco dos Bispos Tremblay (John Lithgow) e Adeyemi (Lucian Msamati), além do final envolvendo o Bispo Benitez (Carlos Diehz).

O desenrolar do filme é uma verdadeira investigação, e a todo momento algo surge ou é desvendado. E quando você pensa que está tudo em paz, aparece uma bomba (inclusive literalmente neste caso). Sendo assim, vamos desenvolver os detalhes pela ordem que acontece no filme.

Bispo Tremblay

Logo no começo do longa conhecemos o Bispo Tremblay e descobrimos que ele foi o último a ter contato com o Papa Bruno Novelli. Futuramente isso se torna algo importante para o destino da candidatura do Bispo.

Durante a documentação das primeiras horas pós morte do Papa, o Arcebispo Wozniak (Jacek Koman) se mostra incomodado com as falas referentes a Tremblay. Isso ficou por alto até o momento em que o Conclave começa a ser organizado.

Antes do fechar das portas para o isolamento dos oficiais participantes da eleição de um novo Papa, Wozniak procura pelo Decano Lawrence (Ralph Fiennes) e fala sobre o que incomodava. Mencionando a última conversa do pontífice, ele sabia que Tremblay não podia estar presente no conclave pois já deveria ter se retirado do cargo de Bispo devido a alguma irregularidade.

Em resumo, Tremblay era corrupto. Ele cometeu simonia, que significa a venda de bens espirituais, tais quais as indulgências. O cardeal havia sido investigado sobre isso pelo próprio Papa e mais tarde foi descoberto que ele foi o responsável por sabotar o Bispo Adeyemi.

O pecado de Adeyemi no Conclave

Agora que ficou claro quais foram os erros de Tremblay, chegamos a Adeyemi. Este cardeal tratou mal uma freira, que foi uma das poucas a aparecer em destaque durante o começo do filme.

Lógico que o pecado dele não foi esse, especialmente pelo tratamento que toda a corte papal dá ás freiras.

Após a situação constrangedora, o decano foi investigar mais uma história. Por meio de confissão, Shanumi conta a Lawrence que após um relacionamento com Adeyemi eles tiveram um filho. A criança foi “assistida” pelo bispo ao ser colocada em um lar cristão.

O bispo além de ter se relacionado com uma mulher no passado, teve um filho com ela. Sem contar que há uma grande diferença de idade entre eles, quando o caso aconteceu ela tinha 16 anos e ele mais de 30. Desta maneira, ele não poderia ser escolhido como novo Papa e precisou se retirar da disputa.

A escolha do Bispo Benitez

Por fim, o maior escândalo se mantém como segredo e choca a todos! Acredito que a maioria do públcio esperava uma outra resolução, principalmente envolvendo tramas sobre escândalos sexuais e questionamentos morais, mas uma história que envolvesse questões de gênero com certeza foi uma grande surpresa.

Após as diversas tentativas de votação, o embate de discursos entre os Bispos Tedesco (Sergio Castellitto) e Benítez leva a uma escolha inesperada.

O Bispo Benitez acabou vencendo e foi eleito o novo Papa. Mas, desde que apareceu no filme, esse personagem carregava consigo um mistério.

Ele foi consagrado parte do corpo Papal em segredo, ninguém conhecia ele. Para deixar a situação ainda mais misteriosa, ele vivia em missão em Cabul, capital do Afeganistão, e é mexicano. É com um combo de “cotas de minorias” que estarreceu a cúria.

Mas além disso, sabíamos desde o principio que Benitez carregava alguma questão de saúde, pois essa questão é citada em diversos momentos. Também sabemos que ele tinha o desejo de abdicar dos títulos na igreja justamente por possivelmente alguma enfermidade.

No final, junto ao Decano, descobrimos que não se trata de uma enfermidade, mas uma condição. Benitez era intersexo. Ele cresceu como um menino e na juventude não foi possível notar nada diferente disso. Porém, durante problemas com apêndice ele descobriu que tinha órgãos femininos.

O Papa sabia, Benitez tentou fazer a retirada desses órgãos, desistiu por entender que Deus o concebeu assim. Para não ir contra a Igreja, decidiu deixar o cargo eclesiástico, porém o pontífice não concordou e o fez mudar de ideia.

E então, chegamos ao final do filme onde a Igreja Católica tem um Papa intersexo, mas esse é um segredo que somente o Decano Lawrence e outros poucos sabem.

Teorias sobre Conclave

Falamos sobre os principais pontos do filme, mas há sempre algo mais a se dizer. Tem muitas teorias sobre o enredo geral de Conclave, mas tenho duas a destacar:

  • O Papa morreu por causa de Tremblay? Nessa hipótese o pontífice, teria se sentido muito mal após conversar com Tremblay e desmascará-lo sobre as corrupções que cometia. Desta forma, a conversa poderia ter sido um catalisador para a morte do Papa;
  • 10 passos à frente: tanto o Bispo Bellini, quanto o Decano Lawrence falam sobre a mente do Papa em estar a frente de tudo e saber sobre todos. Bellini cita isso ao falar do xadrez que costumavam jogar e Lawrence percebe isso quando vê que o Pontífice investigava tudo e todos (a exemplo das práticas de Tremblay). Sendo assim, mesmo após a morte ele estava orquestrando tudo, deixou pontas soltas pois já sabia onde ia acabar a sua sucessão que seria escolhida no Conclave.

Essas duas teorias vi em comentários no site Reddit, mas tenho uma outra a complementar a segunda: o Bispo Tremblay coloca a culpa da transferência da freira Shanumi no Papa. Por duas vezes ele menciona que foi o Santo Pai quem solicitou a mudança da irmã.

E se realmente foi o Pontífice quem fez o pedido por meio do bispo para assim já descartar dois problemas para ocupar o cargo que ele deixaria? Dessa forma, de uma só vez, ficaram de fora dois Cardeais que trariam problemas ao nome da Igreja por conta dos seus próprios passados não encobertos.

O que você acha? Deixe suas teorias aqui!

Sobre o Autor

Ana Cláudia Oliveira
Jornalista de formação, sou redatora há 10 anos. Já escrevi de tudo um pouco e agora estou mergulhando no universo do entretenimento. Há muito o que se descobrir por aí e é através da comunicação que quero fazer isso: this is the way!

5 comentários sobre “Spoiler Alert | Conclave (Final explicado)

  1. Uma cena me intrigou. No final, o decano abre janela ao escutar um barulho e vê do alto algumas freiras saindo do prédio da frente. Como vc interpretou aquilo?

    1. Pelo momento do filme e a cara que ele faz, creio que seja a comemoração nas ruas pela escolha do novo Papa e as freias estão meio que “em liberdade”. Elas estão celebrando o novo Papa (que por sinal foi o único que agradeceu a Deus por elas no momento da oração pelo primeiro jantar) e também naquele momento vão voltar a rotina que tinham antes de estarem confinadas. O que acha, tem alguma outra interpretação?

  2. Interpretei como uma grata constatação por parte do decano de que as mulheres teriam papel mais relevante na igreja católica a partir daquele novo Papa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *