Review | The Last Of Us 2×02 (Through the Valley)

Aconteceu. O momento que aguardávamos e, ao mesmo tempo, não queríamos que chegasse tão cedo. Contrariando as projeções, a segunda temporada de The Last Of Us não perdeu tempo e nos proporcionou um momento traumático logo no segundo episódio: Joel (Pedro Pascal) está morto. E, assim como nos games, foi de forma brutal e em meio a uma invasão devastadora na comunidade de Jackson.
Como um conhecedor da história do segundo game, sabia o que aconteceria com o desenrolar do episódio. No entanto, descobri que a série, com o próprio desenvolvimento, também pode impactar. Não apenas a mim. Mas para quem não conhecia os acontecimentos e foi pego de surpresa. O episódio lançado na noite de ontem é um daqueles irretocáveis.
Em “Through the Valley”, o segundo episódio da 2ª temporada de The Last of Us, Ellie (Bella Ramsey) e Jesse (Young Mazuno) estão em patrulha buscando Joel e Dina, enquanto Tommy (Gabriel Luna) se prepara para enfrentar um ataque de uma horda de infectados em Jackson – estes que se escondem na neve em meio a uma forte tempestade. Enquanto isso, Abby (Kaitlyn Dever) mantém a busca incessante por Joel em busca de vingança.
Com cenas explosivas (literalmente) e três núcleos diferentes, o episódio deixa o espectador ‘grudado’ na tela. Não falta nada para os apaixonados pela saga: infectados, tensão e mortes.
Invasão a Jackson
As projeções pessimistas de Tommy estavam corretas e uma horda de infectados estava prestes a atacar Jackson. A organização armada da comunidade entra em ação e consegue minimizar os danos, no entanto, não sem baixas. Parte da cidade é destruída e muitos são mortos, em ataque coordenado especialmente por corredores.
Ainda é neste núcleo que somos novamente apresentados a um Baiacu. O monstrão, que é a última fase da infecção, encara de frente Tommy e um lança-chamas. Por detalhe, o irmão de Joel sobrevive, mas em meio a uma situação extremamente tensa.
Tempestade e decisões
Com duas patrulhas sendo realizadas, Ellie e Jesse conseguem abrigo e Joel e Dina também. Porém, a última dupla acaba salvando Abby, que estava com dificuldades para fugir de uma quantidade grande de infectados. Abby sugere que, para fugir a melhor opção é ir a um abrigo onde estão seus amigos e Joel aceita. Péssima decisão.
No meio disso, Ellie e Jesse tentam encontrar a outra dupla, que não responde aos chamados da cidade. No abrigo, A CENA. Uma reviravolta rápida coloca Joel e Dina em posições indefesas. Dina é sedada, enquanto Joel sofrerá nas mãos de Abby. E sim, tem tiro, soco e taco de golfe. O pacote completo. Que encerra com Ellie chegando no local e Abby finalizando o serviço em Joel. Dolorido.
Consequências
A narrativa agora deve explorar as consequências da morte de Joel e o impacto que isso causa em Ellie e nos outros personagens. A série será dividida entre antes e depois dos acontecimentos deste episódio. Esperamos um amadurecimento de Ellie e uma caçada implacável a Abby – que continua ameaçadora, mesmo sem o impacto visual dos games.
Os produtores acertam em não enrolarem para os grandes acontecimentos, é importante para manter os fãs na produção. Episódio dolorido, porém, necessário.
Sobre o Autor

- Jornalista, 26. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.
Últimos posts
Séries21 de abril de 2025Review | The Last Of Us 2×02 (Through the Valley)
Séries14 de abril de 2025Review | The Last of Us 2×01 (Future Days)
Filmes8 de abril de 2025Crítica | Mickey 17
Filmes27 de fevereiro de 2025Crítica | Nickel Boys