Review | Pinguim 1×08 (A Great or Little Thing)
É hora de ser vilão. O último episódio da minissérie Pinguim (The Penguim), spin-off do universo do Batman dirigido por Matt Reeves, crava de vez o nome de Oswald Cobblepot (Colin Farrell) como o Pinguim de Gotham. Antes, podiam haver dúvidas se o papel dele neste universo seria de vilão ou anti-herói, quem sabe até um ajudante do Homem-Morcego de Robert Pattinson. Agora, fica nítido a ameaça que será o Pinguim, com poder e sendo o ‘chefão’ da cidade.
Como foi desenhado nos capítulos anteriores, o embate final entre Pinguim e Sofia (Cristin Milioti) definiria o próximo responsável pelo submundo de Gotham. No entanto, a quebra de expectativa pode se dar pelo combate psicológico e no campo da inteligência – ainda que este seja o grande forte dos personagens. Sofia faz a mãe de Oz, Francis (Deirdre O’Connell), finalmente libertar a vontade reprimida e o ódio com o filho pela morte dos seus irmãos. A cena de explosão de Francis é uma das mais impactantes de toda a minissérie.
Por outro lado, após ser apunhalado pela mãe, Oz consegue escapar e colocar um novo plano em prática. Com ajuda de políticos e autoridades, faz Sofia ser novamente presa em Arkham – talvez um final pior que a morte para ela (ainda que uma luz no fim do túnel seja apresentada em forma de carta) – e, com isso, ele passa a ter o controle e, também, a ser uma liderança moral para os “renegados” das gangues de Gotham.
Peça essencial para tornar Oz esse líder, Victor (Rhenzy Feliz) é o protagonista da cena mais marcante da série. Com Francis em estado vegetativo após um derrame, Vic se torna o último resquício de família para Oz e, como ficou claro no arco do personagem, o poder agora é mais importante do que a família para ele. Sendo assim, o assassinato de Oz contra Vic marca, de vez, a última fração de humanidade do personagem, que agora não é mais Oz e sim, apenas, Pinguim.
Para finalizar, a série ainda dá o próximo passo, mostrando finalmente o Bat-Sinal, em uma clara referência de que Batman 2 está próximo. Pinguim se credencia ao patamar das melhores séries do ano e, possivelmente, é um dos grandes exemplos de produções de super-heróis para a televisão e streaming. Um grande acerto da HBO.
Pinguim – 1×08 – A Great or Little Thing
Estreia: 10 de novembro
Direção: Jennifer Getzinger
Elenco: Colin Farrell, Cristin Milioti, Rhenzy Feliz e outros.
Duração: 1 hora e 8 minutos (sem créditos)
Disponível: Max
Sobre o Autor
- Jornalista, 26. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.
Últimos posts
- Opinião18 de novembro de 2024O público voltou a preferir séries semanais?
- Séries11 de novembro de 2024Review | Pinguim 1×08 (A Great or Little Thing)
- Séries6 de novembro de 2024Review | Pinguim 1×07 (Top Hat)
- Opinião31 de outubro de 2024Art, o palhaço de Terrifier, é o maior ícone do terror do século?