Review | Demolidor: Renascido 1×09 (Direto para o Inferno)

Chegamos ao fim da temporada! Será que todas as expectativas foram cumpridas? Vamos falar a respeito agora.
A seguir, confira comentários COM SPOILERS sobre os episódio 9 da série Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again), que está disponível no Disney+.
Relembre todas as aparições do Demolidor no Universo Cinematográfico Marvel
Flashback e explicações
Começamos o episódio com um flashback explicando como Vanessa (Ayelet Zurer) arquitetou o atentado contra a vida de Foggy Nelson (Elden Henson), fato mostrado no episódio 1 da série. Ela foi até a prisão convencer Benjamin Poindexter (Wilson Bethel) a fazer esse “trabalho” para ela em troca da liberdade. O que achei estranho foi não mostrar novamente, sob outra perspectiva, o que aconteceu. Uma falsa esperança de mostrar que Foggy ainda está vivo? Uma pena que isso não foi mostrado aqui e o que temos é que ele está mesmo morto. Mas… vai que isso muda na temporada 2? Ainda tenho esperança!
#DaredevilBornAgain SPOILERS
— Greenporøto (@Greenporoto) April 16, 2025
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
What did they do to my man? HE'S SO OVERWHELMED THAT HE CAN'T EVEN PROPERLY HOLD A PENLET HIM GO, HE'S INNOCENT, I SWEAR pic.twitter.com/4sJBbxEAs2
O reinado de Fisk
Se em toda a temporada vimos Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) se segurando e entrando na política, finalmente suas atitudes vão de encontro às suas intenções. Aqui não somente ele comete uma atrocidade que talvez seja a sua mais violenta cena envolvendo essa e mais as três temporadas da série anterior, como também coloca em prática planos que o recolocam na posição de Rei do Crime, mas amparado pelo poder que tem. Nova York está tomada e o Reinado de Fisk está só começando.
Gosto da abordagem, ainda que ela não faça sentido levando em conta o universo como um todo. É difícil imaginar que veremos consequência disso em outras produções. Thunderbolts sequer deve citar esses acontecimentos, Quarteto Fantástico será em outro universo. Coração de Ferro não deve se passar em Nova York. Wonder-Man também não. E em seguida teremos Vingadores: Doomsday com outras histórias mais urgentes a contar. Só veremos mais na segunda temporada de Demolidor: Renascido, que chega em 2026. E eu acredito que uma troca no subtítulo da série seria muito bem-vinda. Devil’s Reign é uma boa sugestão.
Karen e Frank de volta!
Finalmente Frank Castle (Jon Bernthal) está de volta! Ele aparece primeiro para ajudar Matt (Charlie Cox) a se livrar da Força-Tarefa Antivigilante de Fisk atendendo a um pedido de Karen Page (Deborah Ann Woll). Temos cenas brutais e violentas, como é esperado do Justiceiro. Ele está muito bem aqui e é sempre massa vê-lo em cena novamente.
Mas é o retorno de Karen que é o verdadeiro ponto alto, mostrando que ela não pode ficar de fora da série. Que erro brutal foi afastá-la da história. A química dela com Matt é incrível e ainda que tenhamos aqui poucas cenas, elas são incríveis.
O que vem por aí na segunda temporada?
O fim dos créditos nos confirma a segunda temporada com o retorno do Demolidor, algo já de conhecimento geral e também mais do que confirmado por fotos vazadas dos sets de gravação. Mas também há diversas promessas aqui.
O Rei do Crime e Vanessa mantendo seus prisioneiros políticos em jaulas é extremamente sombrio. Qual é o plano deles? Será que vem o retorno do Tentáculo? Só nos resta aguardar. Dentre os presos temos Jack (Tony Dalton), o que pode trazer o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e a Gaviã Arqueira (Hailee Steinfeld) para a história.
Outro que ficou preso foi Frank Castle, que antes inclusive tem uma cena incrível DESTRUINDO A MORAL dos policiais restantes da Força-Tarefa mostrando que apesar de sua admiração por ele, ele os despreza. Frank reaparece na cena pós-créditos dando indícios de que vai escapar dali, e essa história deve ser contada em seu especial que também deve ser lançado em 2026.
Por fim temos Matt afirmando que precisa reunir um exército. Esperava já ver algo disso no final aqui, mas temos somente alguns policiais como Cherry (Clark Johnson) e e Angie Kim (Ruibo Qian). Foi um pouco frustrante a cena, mas tenho fé de que guardaram o melhor para a segunda temporada. Jessica Jones? Luke Cage? Punho de Ferro? Quem mais deve retornar? Façam suas apostas.
Foi um bom episódio final de temporada?
Confesso que esperava mais, gostei muito mais do episódio 8 por exemplo. Claro que valeu demais pelas cenas de ação, pelo retorno de Frank, pela volta de Karen e por ver o plano de Fisk ser colocado em prática de vez.
Mas, além de não ser um desfecho, afinal preparou mais terreno para a temporada 2 do que concluiu histórias, era difícil conseguir resolver todos os problemas que a temporada deixou. O erro foi feito lá no começo, e mesmo com as alterações, os impactos foram muito grandes. Fica a esperança de um novo ano melhor, e a sensação que fica é que aqui “fizeram o que deu” e prometeram um futuro grandioso.
Leia aqui todas as análises de episódios da 1ª temporada de Demolidor: Renascido
Sobre o Autor

Últimos posts
Séries16 de abril de 2025Review | Demolidor: Renascido 1×09 (Direto para o Inferno)
Séries9 de abril de 2025Review | Demolidor: Renascido 1×08 (Ilha da Alegria)
Filmes2 de abril de 2025Crítica | Desconhecidos (Strange Darling)
Séries2 de abril de 2025Review | Demolidor: Renascido 1×07 (Arte pela Arte)