Review | Demolidor: Renascido 1×04 (Sic Semper Sistema)

AGORA AS COISAS FICARAM AINDA MAIS INTERESSANTES! A trama avança em diversos caminhos e temos um triunfal retorno, com direito a um dos melhores diálogos de todas as séries da Marvel no Disney+.
A seguir, confira comentários COM SPOILERS sobre o episódio 4 da série Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again), que está disponível no Disney+.
Relembre todas as aparições do Demolidor no Universo Cinematográfico Marvel
A fé e o sistema
Demolidor: Renascido tem tratado de diversos temas, mas dois vem sendo recorrentes desde o início desta nova saga de Matt Murdock (Charlie Cox) em tela: a fé e o sistema. São duas temáticas intrínsecas ao personagem, então faz total sentido continuarem sendo abordadas.
Aqui vemos Matt, após a dolorosa perda de Hector Ayala (Kamar de los Reyes), tentando investigar o que aconteceu sem conseguir grande ajuda na investigação da autópsia e, claro, sem nenhum apoio da polícia. A cena em que Matt é confrontado por Angela Del Toro (Camila Rodriguez) já havia aparecido no julgamento do tio no episódio anterior e aqui temos as primeiras sementes do seu futuro como a nova Tigresa Branca, com ela expressando sua raiva pelo sistema e pelas injustiças cometidas. Essa também é uma das muitas fagulhas que, eventualmente, vão fazer Matt voltar a agir como herói.
Também outro acontecimento importante do episódio é quando Matt é colocado para defender Leroy Bradford (Charlie Hudson III), um homem acusado de roubar pipocas caramelizadas. Tudo o que acontece nas interações entre os dois acrescenta demais e mostra como essa série pode ser poderosa para abordar assuntos como esse. Não se trata somente de mais uma produção baseada em história de heróis, mas uma série com algo a dizer. E, para quem diz que essa parte da história foi descartável, eu não poderia discordar mais.
Do outro lado da cidade…
Enquanto Matt lida com seus embates entre fé e sistema, tendo dúvidas sobre ambos, o prefeito Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) precisa encarar duas dificuldades: burocracia e a falta de controle. Acostumado a somente mandar as coisas acontecerem e impor seus desejos, Fisk agora precisa lidar com também o sistema (político), não conseguindo colocar suas ideias em prática conforme sua vontade e tendo que se submeter a fazer visitas a escolas ou a consulados em busca de aumentar sua popularidade.
Além disso, os problemas matrimoniais seguem com a terapia de casal que ele e Vanessa (Ayelet Zurer) fazem com Heather Glenn (Margarita Levieva) revelando que talvez seja um caminho sem volta para o fim desse casamento. A revelação de que Fisk mantém Adam (Lou Taylor Pucci) preso não surpreende, mas não deixa de ser chocante. Os velhos hábitos estão lá e, por mais que agora escondidos, uma hora vão voltar à tona.
Agora ficou ainda mais interessante!
Depois de inúmeras referências, finalmente Frank Castle (Jon Bernthal) está de volta e melhor do que nunca! Matt consegue descobrir que o projétil que matou Hector Ayala tinha gravado o símbolo do Justiceiro e vai confrontar Frank, mas acaba é recebendo uma terapia de choque.
O embate entre os dois é excelente, e mais uma vez temos diálogos poderosos entre os personagens. O que o Justiceiro fala para o Matt é a última fagulha que ele precisava para voltar a agir como o Demolidor, e agora (uma das cenas finais do episódio deixa claro) isso está prestes a acontecer. Também entendemos que o Justiceiro passou por maus bocados desde o fim da segunda temporada da sua série-solo e está aprontando alguma coisa. Vamos ver o que vem aí. Em tempo: quem não arrepia quando Frank chama Matt de Red já perdeu tudo.
spoiler episódio 4 de demolidor renascido
— Galaxynius (@Galaxynius) March 19, 2025
.
.
.
frank castle está de volta e fez o matt usar o manto novamente. Foi isso que pedimos.#Daredevil #DaredevilBornAgain pic.twitter.com/hTXLwp1K1E
Demolidor: Renascido traz um excelente quarto episódio, com histórias paralelas que tratam de temáticas parecidas e aos poucos vão levado seus protagonistas — Matt e Fisk — às suas verdadeiras essências novamente. Vale a pena assistir? Sem dúvidas, para mim o melhor dos capítulos disponibilizados até aqui na temporada.
Leia aqui todas as análises de episódios da 1ª temporada de Demolidor: Renascido
Sobre o Autor

Últimos posts
Filmes2 de abril de 2025Crítica | Desconhecidos (Strange Darling)
Séries2 de abril de 2025Review | Demolidor: Renascido 1×07 (Arte pela Arte)
Spoiler Alert30 de março de 2025Spoiler Alert | As Duas Faces de um Crime (Final explicado)
Séries29 de março de 2025Crítica | Paradise (1ª temporada)