Review | Creature Commandos 1×01 e 02 (Embrulho no Estômago e O Colar de Turmalina)
O novo universo DC começou de forma oficial. Claro que mais discretamente, pois uma animação lançada no streaming com personagens classe D da editoria jamais terão o mesmo peso que o vindouro filme do Superman terá, por exemplo). Mas, em seus dois primeiros episódios, Creature Commandos (ou Comando das Criaturas, na tradução brasileira), já mostra um pouco do que James Gunn pensa para essa nova empreitada.
Um início nem tão novo assim
Em um dos primeiros diálogos da produção, Amanda Waller (Viola Davis) conversa com Rick Flag Sr. (Frank Grillo) sobre os acontecimentos da primeira temporada de Peacemaker e do filme O Esquadrão Suicida, curiosamente as duas obras anteriores de James Gunn para a DC Comics. Ou seja, esse novo universo não vai desconsiderar esses projetos e sim dar continuidade a eles, excluindo todo o resto.
Atenção para SPOILERS na sequência desse texto. Você foi alertado aqui!
Uma mistura de Guardiões da Galáxia, Esquadrão Suicida e a mente de James Gunn
Começar um novo universo trazendo um grupo tão desconhecido assim é a cara de James Gunn. Note que o nome do cineasta já foi falado, e ainda será citado mais vezes nesse texto. Ele fez um excelente trabalho com a trilogia Guardiões da Galáxia, na Marvel, e agora podendo brincar com um universo inteiro para si, a escolha não surpreende.
Creature Commandos reúne um grupo de monstruosidades do Universo DC para substituir a Força Tarefa X, o Esquadrão Suicida, que foi proibido após Amanda Waller ser exposta no episódio final da primeira temporada de Peacemaker. Então, o governo permitiu a ela apenas utilizar “não-humanos” nessa nova empreitada.
Para defender os interesses dos EUA junto a uma pequena nação com muitos recursos naturais, Waller envia Rick Flag Sr., pai do finado Rick Flag, para liderar esse grupo que conta com A Noiva (Indira Varma), Dra. Nina Mazursky (Zoë Chao), Dr. Fósforos (Alan Tudyk), G.I. Robot (Sean Gunn) e Doninha (Sean Gunn).
Estrutura conhecida, porém bem feita
Assim como em outros projetos, James Gunn nos apresenta personagens desconhecidos e inusitados. Coloca uma história de fundo para eles e nos afeiçoa aos poucos a cada um deles, mesmo que exista uma repulsa inicial. É isso que acontece com a personagem A Noiva no episódio 2, por exemplo. Flashbacks sobre o passado dela são intercalados com as cenas no presente, estrutura que acredito que se repetirá nos próximos capítulos. Apesar de batida, essa é uma estrutura eficiente para uma série com esse tipo de proposta.
Vale a pena começar a assistir?
Como uma produção única, Creature Commandos tem um início promissor e interessante. Se você está esperando uma apresentação geral do DCU (Universo DC nos Cinemas), vamos com calma. Ainda não dá para empolgar, apesar de conseguirmos pescar algumas pistas que são deixadas, algumas mais sorrateiramente e outras de forma mais direta.
Vale a pena acompanhar esse início, vamos ter review semanais por aqui. Se quiser deixar sair tudo de vez para maratonar, pode ser uma boa também. Os episódios terão em média 23 minutos de duração.
Creature Commados – 1×01 e 02 (Embrulho no Estômago e O Colar de Turmalina)
Criação: James Gunn
Elenco: Viola Davis, Frank Grillo, Indira Varma, Sean Gunn, Alan Tudyk, Zoë Chao, David Harbour, Maria Bakalova e Anya Chalotra
Duração: 23 minutos (os dois episódios)
Disponível em: Max
Sobre o Autor
Últimos posts
- Séries7 de dezembro de 2024Review | Creature Commandos 1×01 e 02 (Embrulho no Estômago e O Colar de Turmalina)
- Séries6 de dezembro de 2024Review | Star Wars: Skeleton Crew 1×01 e 02 (Isso Pode Ser Uma Aventura De Verdade e Muito, Muito Além da Barreira)
- Séries30 de novembro de 2024Crítica | Vovó Maconha (1ª temporada)
- Filmes9 de novembro de 2024Crítica | Armadilha (2024)