Review | Agatha Desde Sempre – 1×05 (Algo Oculto e Impuro)
A partir deste episódio, tudo sobre Agatha Desde Sempre muda completamente. A seguir, comentários com spoilers sobre a produção da Marvel que está sendo lançada às quartas-feiras no Disney+.
Se no episódio anterior expressei minha preocupação com uma possível repetição de fórmula que levaria a série a um caminho divertido, porém enfadonho, o quinto capítulo chega para mudar tudo em Agatha Desde Sempre. Ainda que nos coloque diante de mais uma das provações no Caminho das Bruxas, aqui o foco é a protagonista, quebrando uma expectativa de que ‘daríamos check’ em todas as situações de coadjuvantes antes de focar nos personagens principais.
Primeiro, o episódio abre com a urgência da chegada das Sete de Salém, filhas das bruxas do coven original de Agatha, que foram poupadas por ela após ter matado todo o restante sugando seus poderes. Elas retornam para se vingar e seu visual, além de movimentações, são assustadoras. Ainda que não sejam uma ameaça verdadeira para os objetivos do grupo principal aqui, elas servem para quebrar a sensação de que não havia um perigo para Agatha, Jen, Lilia, Alice e o Jovem. Isso gera também uma das cenas mais legais do episódio, com o uso das vassouras como transporte. Referências bem legais aqui.
Quando chegamos à provação da vez, somos surpreendidos justamente por não ter o foco em Lilla ou até mesmo em Rio Vidal, mas sim em Agatha. Emulando a estética de filmes dos anos 80, o episódio referencia diversos filmes marcantes de terror como Poltergeist – O Fenômeno (1982) e principalmente O Exorcista (1973). Porém, além disso, temos informações importantíssimas como o vínculo com o passado de Agatha nas figuras do fantasma de Evanora, a mãe da protagonista da série, e de Nicholas Scratch, filho de Agatha, cujo espírito se comunica com o coven neste episódio.
Além desse desenvolvimento, temos a série tomando atitudes corajosas como matar mais uma personagem, Alice (Ali Ahn) e, claro, todas as revelações envolvendo o personagem de Joe Locke que tem seus poderes “liberados” e ataca tanto Agatha, quanto Jen e Lilla. Wiccano está entre nós e o uso da música de Billie Eilish na cena, além da referência ao nome Billy, se encaixa perfeitamente com o momento.
Não tem como Agatha Desde Sempre seguir o mesmo padrão dos episódios anteriores a partir de agora e isso é magnífico. Uma virada importante, na metade da série, para que os quatro capítulos finais entreguem coisas novas. Podemos dizer que essa produção não prometeu nada e está entregando tudo. Que legal!
Acompanhe aqui TODOS OS REVIEWS de Agatha Desde Sempre.
Agatha Desde Sempre – 1×05 (Algo Oculto e Impuro)
Estreia: 09 de outubro de 2024
Criação: Jac Schaeffer
Elenco: Kathryn Hahn, Joe Locke, Aubrey Plaza, Sasheer Zamata, Ali Ahn e Patti LuPone.
Duração: 32 minutos, com créditos
Disponível: Disney+
Nota: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)
Sobre o Autor
Últimos posts
- Filmes9 de novembro de 2024Crítica | Armadilha (2024)
- Séries5 de novembro de 2024Crítica | Only Murders in the Building (4ª temporada)
- Séries31 de outubro de 2024Review | Agatha Desde Sempre – 1×08 e 09 (Nesse Ritual, a Gloria é o Final / Bruxa, Mãe e Algoz)
- Listas28 de outubro de 2024Saiba onde assistir todas as séries da franquia The Walking Dead no streaming