Por que os filmes estreiam às quintas-feiras nos cinemas do Brasil?

Há mais de 10 anos as grandes estreias de filmes no Brasil acontecessem às quintas-feiras, diferentemente dos Estados Unidos, por exemplo, que ocorrem às sextas. Mas você já parou para se perguntar o porquê disso? No texto de hoje, vamos te explicar todos os motivos que levaram a Agência Nacional do Cinema (Ancine) a tomar essa decisão.
Histórico das estreias no Brasil e suas mudanças
Até 2014, o modelo tradicional de estreias no Brasil seguia o mesmo padrão dos Estados Unidos: os filmes chegavam às telonas nas sextas-feiras. Esse formato, que foi adotado por mais de 20 anos, estava alinhado com a tradição norte-americana e suas estratégias de lançamento. Porém, algo mudou naquele ano, quando a Ancine (Agência Nacional do Cinema) decidiu alterar as datas das estreias no circuito nacional.
Em 2014, a Ancine publicou a Instrução Normativa número 114, que alterou a data das estreias no Brasil, fazendo a transição das sextas-feiras para as quintas-feiras. Essa mudança visava reorganizar o mercado cinematográfico brasileiro, especialmente em relação à forma como os filmes eram lançados e como o público se comportava.
Na prática, isso também resultou na mudança das pré-estreias, que passaram a ocorrer às quartas-feiras. A ideia era criar uma experiência de lançamento mais atrativa para o público, ao mesmo tempo em que se otimizava o movimento nas salas de cinema.
Veja: Quem pode pagar meia-entrada no cinema? Entenda as regras
Por que as estreias passaram a ser às quintas?
A resposta para essa mudança vem de uma análise das necessidades dos exibidores e distribuidores, que buscavam maneiras de aumentar as bilheteiras durante os dias de semana, tradicionalmente mais calmos. De acordo com um comunicado oficial da Ancine na época, “a expectativa dos exibidores e distribuidores é incrementar as bilheteiras em um dia de menor movimento e ao mesmo tempo diminuir as grandes filas que se formam nas sessões de sexta a domingo”. Além disso, essa mudança visava maximizar o público, aproveitando a quinta-feira, um dia que já estava se consolidando como o início do fim de semana para muitos brasileiros, ávidos por entretenimento.
Paulo Lui, então presidente da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), falou sobre a mudança afirmando que a quinta-feira já era reconhecida no Brasil como o “primeiro dia de entretenimento fora de casa”. Ou seja, o cinema estava perdendo um público que procurava formas de lazer para começar a semana. A mudança não só resolveu esse problema, mas também ajudou a reduzir a concorrência com outras opções de entretenimento que surgiam no final da semana. Com isso, o público se acostumou com as estreias na quinta-feira, tornando esse dia um novo ritual de diversão para os brasileiros.
Confira também: Por que comemos pipoca no cinema?
E quando são as estreias em outros países?
Embora o Brasil tenha seguido uma tradição norte-americana por muito tempo, outros países já adotavam a quinta-feira como o dia principal de lançamento de filmes. Países como Argentina, Chile, Alemanha e Rússia já tinham esse modelo, e a mudança no Brasil não fez mais do que acompanhar uma tendência global. Com isso, o Brasil passou a se alinhar a um padrão internacional, facilitando, por exemplo, a sincronização de estreias em vários mercados ao redor do mundo.
Embora os Estados Unidos seja o principal mercado cinematográfico global, há situações em que os filmes estreiam no Brasil antes do próprio território americano. Isso acontece não por uma simples “privilegiada” situação para o público brasileiro, mas sim por uma estratégia de mercado. O Brasil é considerado um mercado importante para os estúdios, e a decisão de estrear filmes aqui antes dos EUA tem como objetivo explorar a boa resposta do público e maximizar o retorno financeiro. Além disso, muitos filmes podem ser lançados antes aqui por questões logísticas e de planejamento de marketing.
Dica para aproveitar ao máximo a estreia na quinta-feira
Se você é um cinéfilo e gosta de assistir às estreias, aproveite a quinta-feira para evitar as grandes filas do final de semana (a não ser que seja uma estreia extremamente aguardada como foi Vingadores: Ultimato, por exemplo) e ainda garantir ingressos a preços promocionais em algumas redes de cinemas. Assim, você aproveita o melhor do cinema logo no primeiro dia de exibição!
Sobre o Autor

- Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.
Últimos posts
Curiosidades21 de fevereiro de 20255 jogos mais caros já produzidos
Curiosidades20 de fevereiro de 2025O que é um whodunit e por que esse tipo de história é tão popular?
Listas19 de fevereiro de 20255 atores que nunca ganharam o Oscar
Filmes17 de fevereiro de 2025Crítica | Flow
2 comentários sobre “Por que os filmes estreiam às quintas-feiras nos cinemas do Brasil?”