O público voltou a preferir séries semanais?

O público voltou a preferir séries semanais?

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Três experiências com séries, duas da HBO e uma da Amazon Prime Video, me despertaram um questionamento este ano: afinal, o público voltou a preferir séries com episódios semanais? Há anos, a Netflix, maior referência do streaming, mudou a forma mundial de assistir séries, com o lançamento de temporadas completas para maratonar, no entanto, passado algum tempo e com o surgimento de outras plataformas, parece que os espectadores voltaram a ter um carinho maior pelas séries semanais.

Para você que está se perguntando, House Of The Dragon (Casa do Dragão), The Penguim (Pinguim) – ambas com análises episódio a episódio no site -, e The Boys, foram as responsáveis por esse pensamento de que o público voltou o interesse para a oportunidade de parar em frente a televisão no domingo a noite para acompanhar mais um capítulo da sua produção favorita. A repercussão da crítica especializada e do público nas redes sociais, os debates desenvolvidos a cada episódio e as teorias criadas fizeram eu me sentir no início dos anos 2010.

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Claro, esse fenômenos ainda são esporádicos e nem todos os streamings conseguem um feito tão impactante. É necessário uma produção de valor altíssimo e que tenha um hype por parte do público, mas é nítido que existe uma espécie de ‘adaptação’ no cenário dos streamings. A gigante Netflix ainda dá as cartas e decide, tornando produções sem qualquer expectativa em grandes sucessos e que fazem o público virar noites acompanhando.

No entanto, o que antes parecia um caminho sem volta, agora parece que encontrará um equilíbrio. Nem ao céu, nem ao inferno. Agora, parece existir espectadores para todos os formatos, seja com o lançamento de temporadas completas, divididas em blocos ou episódios semanais. E isso é um efeito positivo da polarização de opções, com todas as grandes produtoras tendo um serviço de streaming para chamar de seu – talvez o único ponto favorável para essa longa e cara lista de plataformas.

Resta saber o que cada produtora prefere: o hype meteórico e explosivo ou aquele menos “brilhante” e que dura por mais semanais?

Sobre o Autor

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Jornalista, 26. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.

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