Esperança é o sentimento com o novo filme do Superman
A missão é árdua. Iniciar um novo universo à sombra do fracassado Universo Estendido da DC (DCEU), do sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e do desgaste dos filmes de super-heróis. Essa é a tarefa do diretor James Gunn ao assumir o novo universo DC. Atualmente, já nos apresenta bons sinais com a primeira temporada de Comando das Criaturas, mas a maior demonstração de esperança para os fãs veio na manhã desta quinta-feira, 19, com o lançamento do trailer de Superman.
Diferente do que estamos acostumados, a prévia não utiliza de diálogos e tão pouco segue o padrão de introdução, problema e cenas de ação da batalha final. Com um tom dramático, nos traz relances dos personagens principais, com um estilo visual impressionante e, principalmente, apresenta o conceito deste Superman.
Nada contra as ideias de Zack Snyder (talvez um pouco contra sim), que via o herói como uma ameaça ou, até, uma bomba-relógio prestes a explodir. Cresci assistindo o Superman como um dos maiores heróis das histórias em quadrinho e o sinônimo máximo de esperança. Quando tudo está dando errado, ele é a maior possibilidade para salvar o dia. E este trailer, muito bem editado, nos mostra como comunidades espalhadas pelo mundo também têm essa leitura.
O Superman, interpretado por David Corenswet, aparentemente não será uma ameaça potencial ao mundo e sim a solução dos problemas. Essa decisão fica nítida quando um menino levanta a bandeira com o símbolo do personagem em meio a uma guerra. Este é o Superman que queremos. Aquele que nos dá esperança de um mundo melhor.
Além deste sentimento, fica muito claro a confiança de Gunn com o produto que tem em mãos. Ao realizar um trailer que em nada conta sobre a história do filme, ele desperta curiosidade do espectador, mas não cria gatilhos claros para levar o público aos cinemas. Exatamente o inverso do que nos acostumamos no DCEU, que praticamente entregava todos os plots do filme no desespero para cativar o público a ir para as salas de cinema.
Ainda é pouco, mas o que vemos é belo e parece ter uma história a contar. A partir de agora, nos resta esperar para julho de 2025 – caso não ocorre um novo adiamento – para conferir este que pode ser um sopro de fôlego para um gênero desgastado com o grande público. Precisamos colocar o Superman na prateleira onde ele deve estar, como um dos maiores, e não apenas mais um coadjuvante em um universo compartilhado.
Veja os detalhes do primeiro trailer de Superman (2025)
Sobre o Autor
- Jornalista, 26. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.
Últimos posts
- Opinião19 de dezembro de 2024Esperança é o sentimento com o novo filme do Superman
- Séries7 de dezembro de 2024Crítica | Senna
- Opinião18 de novembro de 2024O público voltou a preferir séries semanais?
- Séries11 de novembro de 2024Review | Pinguim 1×08 (A Great or Little Thing)