Era uma vez um Estúdio – Crítica

Era uma vez um Estúdio – Crítica

Compartilhe nas redes!

Sendo fã ou não, é inegável que a Disney fez e faz história desde 1937, quando foi lançado Branca de Neve e os Sete Anões, até os dias de hoje, e o curta Era Uma Vez um Estúdio (Once Upon a Estudio) faz questão de deixar isso mais do que claro.

No curta, Mickey e Minnie tentam reunir todos (ou quase todos) os personagens de seus mais de 60 longas animados para tirar um foto em comemoração aos 100 anos do Walt Disney Animation Studios.

A história é simples, rápida e divertida, mas não menos marcante e emocionante, como muitos dos filmes do estúdio do rato. É tão gostoso ver personagens tão icônicos se reunindo e interagindo, tão impressionante que parece uma espécie de sonho, daqueles bem malucos, sabe? O tempo inteiro prestei atenção em todos que surgiam em tela e fiquei muito feliz com cada aparição. Algumas falas e momentos marcantes de longas passados são reprouzidos rapidamente aqui e ali, e ativam a nostalgia de quem cresceu acompanhando essas histórias.

É muito legal ver diversos personagens em tela, até mesmo aqueles que foram esquecidos pela própria empresa por muito tempo. A única coisa meio negativa é que muitos, muitos mesmo não tiveram tanto destaque ou sequer uma fala, mas isso é completamente compreensível, afinal, se todos tivessem um momento único o curta se tornaria um mega filme de no mínimo 5 horas.

Dois momentos em específico, um no meio e a sequência final, são lindos e emocionantes. Dá pra sentir o amor e a dedicação colocados em cada palavra e ação, e é realmente lindo de ver. Outro detalhe que achei muito bacana foi o fato de diversos dubladores voltarem para seus papéis, era algo que eu não tinha certeza de que aconteceria e fiquei muito feliz de ouví-los novamente.

Essa produção é uma grande carta de amor aos fãs, aos personagens e ao próprio Walt Disney. Tudo é muito mágico, leve e tocante, do jeitinho que a Disney é e sempre foi. É surreal pensar que tanta “gente” marcante se reuniu e esteve ali, juntinho, mesmo que por pouquíssimos minutos. Esse é um momento verdadeiramente único na história da empresa e da indústria de modo geral, pois acho difícil qualquer outra fazer história do mesmo jeito que a Disney fez.

No final das contas, Era Uma Vez um Estúdio é uma experiência emocionante e nostálgica, perfeita em seu objetivo e que marca o fim de uma era, mas também o começo de uma nova página do estúdio mais amado do mundo.

Texto por: Luane Mota

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *