Dublado x legendado: vantagens e desvantagens

Dublado x legendado: vantagens e desvantagens

Compartilhe nas redes!

Se tem um tema que traz polêmicas no mundo audiovisual é: assistir um filme ou série dublado ou legendado? O assunto é sempre polêmico e recheado de defensores fervorosos, tanto para um lado quanto para o outro. Mas afinal, há realmente uma resposta definitiva para essa pergunta? Confira aqui!

Vantagens e desvantagens de cada um

Optar por assistir uma produção audiovisual dublada ou legendada tem seus prós e contras. Uma vantagem de escolher ver legendado é poder ouvir toda a trilha sonora em sua forma original. Muitas vezes no processo de dublagem a qualidade de áudio pode até ser melhorada, mas assim, acaba-se perdendo a “naturalidade” do som gravado. Também gosto da possibilidade de ver a performance dos atores em sua totalidade, tanto nas expressões quanto na voz. Acredito que a maior desvantagem da legendagem é a atenção que acaba ficando dividida entre assistir de fato o que está acontecendo e ler a legenda. Apesar de que, com o passar do tempo e o costume isso acaba ficando mais fácil e natural de administrar.

Por outro lado, se há uma vantagem de assistir um filme ou série dublado são as pérolas de adaptação que a dublagem brasileira faz. Algumas obras ficaram marcadas no nosso país justamente por sua dublagem fenomenal. Chaves, Todo Mundo Odeia o Chris, As Branquelas, Tá Dando Onda e tantas outras se tornam ainda mais especiais com suas dublagens incríveis. Não a toa, a quem diga que a dublagem brasileira é a melhor do mundo! (Não assisti muitas coisas dubladas em outros idiomas, mas não consigo discordar dessa afirmação.) Acredito que a desvantagem também more nessas adaptações. Muitas vezes piadas acabam perdendo o sentido, seja por falta de uma tradução coerente ou porque simplesmente não funciona se feita em português.

Como escolher quando assistir dublado ou legendado?

Essa resposta é extremamente pessoal. Há quem prefira sempre ver dublado, há quem prefira ver sempre legendado. E há também pessoas como eu, que escolhem isso baseado no quê vão assistir. Geralmente tenho o costume de assistir animações dubladas, provavelmente pelo costume de sempre ter visto assim desde criança. Mas existem algumas exceções para essa “regra”, claro. Por exemplo, recentemente assisti o desenho animado Bluey (que é uma delicinha de assistir, por mais que seu público alvo sejam crianças em idade pré-escolar) e sem pensar muito acabei assistindo no idioma original com legendas mesmo. E foi uma experiência bem legal! Sotaque australiano é muito divertido de ouvir.

No entanto, existem algumas produções que simplesmente não consigo assistir no idioma original. Cavaleiros do Zodíaco em japonês? Jamais! Bob Esponja em inglês? Nem amarrada! Sei lá, me parece muito fora do normal, quase criminoso (eita, que exagero), ver essas séries animadas tão queridas por mim legendadas. Porém, como já dizia Justin Bieber, never say never

Mas se tem uma exceção à exceção é Brooklyn 99. Originalmente assisti a série todinha em inglês mesmo. Apesar disso, vez ou outra acabei acompanhando alguns episódios dublados quando estavam passando nas noites de domingo no SBT, e sabe que até gostei? Ainda prefiro ver no idioma original com legendas mesmo, mas vê-la dublada foi uma experiência interessante. Quem sabe eu ainda reveja a série toda dublada? Outro exemplo são as séries The Flash e Arrow do extinto arrowverso do canal CW, as quais assisti suas primeiras temporadas dubladas. Tenho um carinho especial pela dublagem dessas séries, por mais que depois de um tempo passei a assisti-las legendadas.

Qual é o melhor jeito de assistir, então?

Quer saber a verdade? Do jeito que preferir! O importante é escolher a forma em que você se sinta mais confortável e que te faça aproveitar melhor o que quer que seja que esteja assistindo. Se você só assiste dublado, porquê não dar uma chance de conhecer sua produção favorita no idioma original? E se for o contrário, que tal experimentar ver algum filme ou série famoso por sua dublagem brasileira? Nessa questão não existe uma resposta absoluta. Fica a critério de quem e de o quê assiste mesmo.

E você, concorda ou discorda? Não se esqueça de compartilhar esse texto nas redes sociais e dividir sua opinião por lá. Vamos amar vê-la! Bom proveito na próxima produção que for assistir, seja ela dublada ou legendada.

Confira também:

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.

Um comentário em “Dublado x legendado: vantagens e desvantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *