Crítica | You (5ª temporada)

Crítica | You (5ª temporada)

Compartilhe nas redes!

Após cinco temporadas, temos o desfecho da história de Joe Goldberg (Penn Badgley). Entre paixões, obsessões, crimes cometidos, mortes e muita galhofa, será que o final foi bom? Vamos falar a respeito a seguir!

Confira a crítica, COM SPOILERS, da temporada final da série You (Você), da Netflix.

De volta a onde tudo começou

Após um quarto ano que mudou a ambientação da série para Londres, You retorna em sua última temporada para o cenário onde tudo começou: Nova York. Joe Goldberg está de volta, e agora em uma condição totalmente diferente.

Ele está casado com Kate (Charlotte Ritchie), melhorou suas condições financeiras e conseguiu, com a ajuda da esposa, encobrir muitos detalhes do seu sangrento passado. No entanto, nós já conhecemos quem Joe é e sempre o seu lado “sombrio” está a apenas um gatilho de ser ativado novamente. E quando Kate pede a ajuda de Joe para resolver um certo problema, essa era a desculpa que ele precisava para voltar à antiga vida.

Além disso, a chegada de uma nova personagem chamada Bronte (Madeline Brewer) também ativará um antigo impulso de Joe, e assim ele terá uma vida de múltiplas facetas novamente pela frente. Mas será que dessa vez ele conseguirá fazer tudo o que deseja e sair impune novamente?

Os ciclos que se repetem

Um dos defeitos que You carrega desde a segunda temporada é a repetição de tramas que já foram exploradas anteriormente. Claro que isso pode ser explicado pela natureza de Joe Goldberg e quanto ele vive retornando a esses ciclos viciosos, mas não dá para isentar isso também de ser uma falha no roteiro.

Era necessária uma nova obsessão para Joe? Não era. A trama explica isso de maneira convincente? Em partes sim. Mas já haviam tantos elementos para um desfecho adequado que a introdução dessa nova história só pareceu uma grande enrolação para a temporada ter os obrigatórios 10 episódios.

Chega um momento a partir do episódio 5 que as coisas, para avançar, precisam de decisões inacreditáveis por parte de alguns personagens que eu não acreditei que realmente acreditaram era a melhor ideia seguir aquele rumo.

Bronte é a personificação de todos esses problemas. A ideia da personagem é ótima, tanto da sua ligação com Beck (Elizabeth Lail), quanto do plano para enganar Joe. Mas forçar ela realmente ter se apaixonado por ele, ficar contra os amigos os quais ela planejou tudo durante anos… não conseguir comprar isso de jeito nenhum.

Ainda tem algo a dizer?

Apesar das repetições e de algumas tramas serem difíceis de “engolir”, um dos pontos mais altos de toda a série vem no seu último diálogo. Após o excelente desfecho dado a Joe Goldberg, que não morre e nem se dá bem, mas é preso e confronta seu grande medo: a solidão.

Porém, assim como muitos serial killers da vida real, Joe acaba sendo idolatrado por muitas pessoas que passam a enviar cartas para ele, desejando-o e falando uma série de atrocidades. Essa questão de virar um “ídolo” para muita gente também é explorada no decorrer da temporada, no episódio 7 (#JoeGoldberg). Quando Joe vira para a câmera e diz que “talvez o problema seja… VOCÊ!” olhando para a câmera e confrontando o espectador, é de arrepiar.

Vale a pena assistir a 5ª temporada de You?

Se você já assistiu a todas as outras quatro temporadas, não há motivo para desistir e não ver o encerramento da série. Este quinto ano não inova tanto na estrutura, como a temporada anterior fez, e ainda sofre com repetições e introduções de histórias desinteressantes. Até algumas que são legais, como as gêmeas interpretadas por Anna Camp, não fariam muita diferença se não estivessem na história.

Eu ia gostar muito mais se a temporada final fosse um retorno total dos “fantasmas” do passado de Joe para assombrá-lo e caçá-lo. Isso acontece, mas menos do que deveria. E o embate final ficar para a nova personagem apresentada aqui e que definitivamente é uma das piores de toda a série também não ajuda.

Mas, como também já falei acima, a série consegue ter algo a contar mesmo em meio a todo o desgaste e repetições. Por isso, e pelo desfecho justo que faz, vale a pena assistir. You é isso, não é uma série excelente e nunca foi, mas é uma jornada que definitivamente foi interessante de acompanhar.


You (5ª temporada)

Criação: Greg Berlanti e Sera Gamble
Elenco: Penn Badgley, Charlotte Ritchie, Griffin Matthews, Anna Camp, Madeline Brewer e mais.
Episódios: 10
Disponível em: Netflix
Nota: ⭐⭐⭐ (3/5)

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 29 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.