Crítica | Vovó Maconha (1ª temporada)
O susto que eu levei ao abrir o Disney Plus e ver uma série chamada Vovó Maconha no catálogo foi o suficiente para me deixar intrigado e com vontade de verificar do que se tratava a produção.
Com o nome de Mama Cake no título original, a série é mexicana e retrata a história de María (Susana Alexander), uma idosa que ficou viúva e está prestes a ser despejada da própria casa pela irmã do seu falecido marido. Então, para conseguir dinheiro, manter a casa e cuidar do neto Poncho (Sebastián Dante), ela e Xiadani (Ari Albarrán) resolvem acrescentar um novo ingrediente aos bolos e pães que elas produzem e isso vai gerar uma série de intrigas que vão colocar a vida delas e todos ao seu redor em perigo.
Uma série com cara de novelão mexicano
Se você já assistiu a qualquer novela mexicana, principalmente aquelas que passavam na TV aberta brasileira, não será difícil se identificar com os personagens de Vovó Maconha. Há aquela boa dose de novelão, porém em um formato mais curto, afinal são somente 10 episódios com 30 minutos de duração cada.
Outras características também são o humor sempre presente, algumas cenas de enorme constrangimento (e que por isso são engraçadas) e as tentativas, quase sempre falhas, em deixar a história mais dramática. Espere também conexões familiares inesperadas, reviravoltas tiradas do mais absoluto nada e algumas tramas inseridas de forma repentina na história.
Idosos em papel de destaque
Uma das coisas mais legais que a série faz é colocar idosos em papel de grande destaque. Susana Alexander, aos 81 anos, carrega a série e está presente em grande parte das cenas de todos os episódios. Ela é muito carismática e María, sua personagem, é uma boa protagonista. Mesmo muitas vezes sem intenção, ela é engraçadíssima e todo mundo vai ver nela algumas atitudes que já viu nas próprias avós.
Os outros membros do elenco que também estão na melhor idade não deixam a desejar em nada, principalmente a turma do Asilo comandada por María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha de Chaves. Ainda que sua personagem ganhe um destaque a mais, com certeza pela fama da atriz, ela entrega boas cenas.
Mas há falhas…
Não dá para esperar que essa seja uma série perfeita, afinal de contas nem parece ser seu objetivo. A principal falha que consigo apontar é a falta de uma conclusão. Apostando na renovação da série para uma nova temporada, nem mesmo a trama principal é resolvida.
Pelo contrário, a temporada acaba com um grande (e esperado) encontro, além de uma revelação que abre muitas portas para a história continuar. Se ao menos uma parte da história fosse resolvida seria mais satisfatório.
Vale a pena assistir Mama Cake (Vovó Maconha)?
A minha curiosidade por causa do título brasileiro da série me fez acompanhar uma das produções mais divertidas do ano. Vale a pena não somente por todos os pontos citados, mas também por ser uma série leve (ainda que vez ou outra ela coloque umas cenas mais gráficas, mas o baixo orçamento nem deixa chegar a incomodar de verdade).
Como já citei, são somente 10 episódios com média de 30 minutos de duração. Uma boa opção para maratonar no fim de semana ou para ir assistindo devagarinho após um dia cansativo.
Vovó Maconha (Mama Cake, 2024)
Showrunner: David Pagán
Elenco: Susana Alexander, María Antonieta de las Nieves, Ari Albarrán, Sebastián Dante, Antônio de la Veja, Claudette Maille, Ana Karen Coy, Siouzana Melikian, Armando Hernández, Héctor Giménez, Emilio Guerrero e mais.
Episódios: 10
Nota: ⭐⭐⭐ (3/5)
Sobre o Autor
Últimos posts
- Séries7 de dezembro de 2024Review | Creature Commandos 1×01 e 02 (Embrulho no Estômago e O Colar de Turmalina)
- Séries6 de dezembro de 2024Review | Star Wars: Skeleton Crew 1×01 e 02 (Isso Pode Ser Uma Aventura De Verdade e Muito, Muito Além da Barreira)
- Séries30 de novembro de 2024Crítica | Vovó Maconha (1ª temporada)
- Filmes9 de novembro de 2024Crítica | Armadilha (2024)