Crítica | Sonic 3: O Filme
A franquia Sonic é realmente uma coisa diferenciada. Ela vai na contramão das adaptações de jogos de videogame, superou adversidades em todos os três filmes lançados e consegue ser um sucesso de público e bilheteria.
No primeiro Sonic, a dificuldade foi a mudança do visual do ouriço — inicialmente o Sonic Feio e depois alterado para o visual que conhecemos hoje. No segundo, a pandemia. Já no terceiro, a greve dos roteiristas e atores de Hollywood.
E, é com imenso prazer, que posso afirmar com satisfação que Sonic 3: O Filme é o melhor da franquia.
Leia também: 5 curiosidades sobre os filmes do Sonic
Ainda mais divertido e referencial
Na trama do filme, seguindo os eventos da cena pós-créditos do segundo longa-metragem, Shadow desperta e começa sua jornada de vingança. Sonic, Tails e Knuckles são chamados para resolver a situação, mas não conseguem lidar diante de um poderoso adversário. Então, eles precisarão recorrer a uma inesperada aliança para tentar parar esse novo rival.
A adição do personagem Shadow dá a esse filme um fôlego muito interessante. Não apenas por se tratar de um adversário implacável e com uma ameaça diferente das que vimos nos filmes anteriores, mas também pela história interessante que acompanha o personagem. Além disso, dá aos protagonistas um desafio muito maior. Com a equipe maior e mais poderosa, nada mais justa do que ter desafios que os coloquem à prova, e é isso que Shadow faz com o trio protagonista.
Também há inúmeras referências aqui, desde músicas e visuais, a personagens mais secundários de jogos que aparecem. Isso tudo faz com que Sonic 3: O Filme seja uma experiência muito divertida, tanto para os fãs de longa data, como também para quem gosta somente dos filmes.
Jim Carrey e sua primeira trilogia
Atualmente com 62 anos, Jim Carrey demonstra em Sonic 3: O Filme todo o carinho que tem pela franquia. Não apenas por deixar a aposentadoria para atuar no filme, como por essa ser a sua primeira trilogia (apareceu nos três filmes) e também pelo duplo papel que executa. Além de Eggman, ele também interpreta o avô do vilão, o Dr. Gerald Robotnik.
O ator se diverte o tempo inteiro, seja nas caretas exageradas, nas frases de efeito e até em uma cena bizarríssima de dança. Sua presença no filme é importante, e dá uma dinâmica muito legal com os heróis.
Um filme com o coração no lugar certinho
Muitos dos filmes baseados em obras de videogame acabam não conseguindo levar para a tela a experiência do usuário ao jogar, e com isso perde-se muito da alma do jogo e dos personagens. Felizmente, com Sonic isso não acontece. Nos importamos com os personagens e suas histórias, e ainda que a narrativa seja simples e sem muitos diferenciais, ela é suficientemente divertida para nos envolver.
Há problemas, novamente com o núcleo humano. As presenças de Tom (James Mardsen) e Maddie (Tika Sumpter) são reduzidas, mas há todo um arco envolvendo a G.U.N. que, tirando a parte que tem a ver com o Shadow, nada é tão relevante, nem a participação especial da ótima Krysten Ritter;
Vale a pena assistir Sonic 3: O Filme?
Se você gostou dos dois primeiros filmes do Sonic, com certeza também vai gostar desta terceira aventura. Sonic 3: O Filme traz tudo de bom que os anteriores fez, melhora alguns dos principais defeitos e tem novas adições e fôlego suficiente para fazer a franquia ficar melhor a cada filme.
Sonic 3: O Filme
Direção: Jeff Fowler
Ano: 2024
Elenco: Ben Schwartz, Colleen O’Shaughnessey, Idris Elba, Jim Carrey, Keanu Reeves, James Marsden, Alyla Browne, Tika Sumpter, Kryster Rytter e mais.
Duração: 1h49min.
Nota: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)
Spoiler – Cenas pós-créditos
Se você não quer saber o que acontece nas cenas pós-créditos de Sonic 3: O Filme, pare a leitura por aqui.
Na primeira cena, Sonic percebe que acabou indo parar em Nova York na sua corrida contra Knuckles e Tails. Então, ele acaba sendo atacado por um robô que é, na verdade, o Metal Sonic. Ele derrota facilmente o adversário, porém milhares de Metal Sonics aparecem. Então, uma personagem misteriosa usando um martelo ajuda Sonic a vencer os robôs. Ela é Amy Rose, mais uma personagem dos games que aparece agora nos filmes.
Já a segunda cena mostra uma cratera e as pulseiras utilizadas por Shadow no filme. Então, uma mão misteriosa pega as pulseiras do chão. Isso significa que, ao contrário do que se imaginava com o que acontece no final do filme, Shadow está vivo e deve retornar. Fica a dúvida se o Dr. Robotnik/Eggman também sobreviveu.
Sobre o Autor
Últimos posts
- Séries8 de janeiro de 2025Crítica | O Dia do Chacal (1ª temporada)
- Filmes7 de janeiro de 2025Crítica | Sonic 3: O Filme
- Listas6 de janeiro de 2025Saiba onde assistir aos vencedores do Globo de Ouro 2025
- Spoiler Alert5 de janeiro de 2025Spoiler Alert | O Menu (Final explicado)