Crítica | O Mundo Depois de Nós

Crítica | O Mundo Depois de Nós

Compartilhe nas redes!

Não é a toa que O Mundo Depois de Nós (Leave The World Behind, 2023) gerou toda a repercussão que teve. Afinal de contas, o que mais instigante para o mundo em que vivemos do que um filme que trata de temas atuais e relevantes, com uma pitada de mistério e um final divisivo para levar a comentários, explicações e pessoas defendendo seus pontos de vista para justificar gostar ou não gostar de uma obra?

Com isso em mente, podemos ter total convicção ao afirmar que a Netflix fez uma aposta certeira ao lançar esse filme que conta com um elenco estrelado — Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali e Kevin Bacon, para citar os principais nomes. Presente no top 10 de mais assistidos em todo o mundo, o longa já justificou o seu investimento.

Mas agora vamos falar sobre a obra em si. Nela, uma família encabeçada pela mãe (Roberts) que está cansada da rotina de trabalho, resolve alugar uma casa perto da praia para descansar. Ao chegar lá, tudo parece perfeito, mas uma série de coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, um navio desgovernado encalha na praia e assusta os banhistas. Depois, ao chegar na casa, a família é surpreendida pelo dono do imóvel, que pede para passar a noite em um quarto no porão pois houve um apagão na cidade.

A aura de mistério é quem segura a audiência na trama de O Mundo Depois de Nós. Enquanto assistimos ao filme, sentimos a aflição de todos os personagens e as suas dúvidas também são as nossas. Uma hora você se pega duvidando da índole de determinado personagem, depois se outro teria a capacidade de fazer algum mal ou até mesmo os papéis se invertem. Não saber em quem confiar é o fio que conduz o longa.

Mas, o que pode decepcionar muita gente, é que isso não deveria ser o elemento principal do filme. Afinal de contas, a mensagem que ele quer passar é justamente essa. Muitas vezes colocamos dúvidas sobre as pessoas e esquecemos de ver que o real perigo pode estar no contexto, no ambiente e, geralmente nesses casos, totalmente fora do nosso controle.

E tem algo que assusta mais do que a sensação de não ser capaz de resolver algo? De sentir totalmente entregue às situações? Esse é o drama que O Mundo Depois de Nós expõe, direta e indiretamente. Mas se o filme faz isso de forma perfeita, aí é outra história. Na minha visão crítica sobre o longa, a apresentação de diversas pistas falsas, seja em diálogos ou em acontecimentos, enfraquece justamente a mensagem. Não era necessário isso para envolver o espectador na história.

E o que dizer sobre o final? Aqui, sem entregar o que acontece, ok? O longa dá pistas, mas não crava de forma explicada as motivações da situação, nem conclui o arco dos personagens em tela. Fica para a interpretação do público. Eles conseguirão alcançar seus objetivos? Dá para inferir que sim. Ou talvez não. Cada um pode enxergar de forma diferente.

O Mundo Depois de Nós não me atingiu como eu gostaria, mas é preciso reconhecer o sucesso do filme. Por pelo menos uma semana, a internet só falou sobre o filme e aí está o seu sucesso. Ainda acho que o filme poderia ser mais e melhor, e assim passar a sua ótima mensagem de forma mais contundente.


O Mundo Depois de Nós (Leave The World Behind)

Direção: Sam Esmail
Ano: 2023
Gêneros: Suspense e Drama
Elenco: Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke, Myha’la, Ferrah Mackenzie, Charlie Evans, Kevin Bacon e mais.
Nota: ⭐⭐⭐ (3/5)

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 28 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *