Crítica | O Alfaiate (2022)

Crítica | O Alfaiate (2022)

Compartilhe nas redes!

Filmes que se passam praticamente em um mesmo cenário possuem muitos desafios, sendo talvez o principal deles não ser monótono. É preciso fazer a trama se movimentar e ter dinamismo na trama sem grandes trocas de ambientes. E é esse desafio que encontramos em O Alfaiate (The Outfit), longa-metragem de 2022 dirigido por Graham Moore e estrelado por Mark Rylance, Zoey Deutch e Dylan O’Brien.

Qual é a história do filme O Alfaiate?

Leonard (Mark Rylance) é um alfaiate inglês que, após uma tragédia na vida pessoal, deixou Londres e se mudou para Chicago, nos Estados Unidos. Por lá, ele atende a diversas pessoas, inclusive membros de grupos bem duvidosos daquela sociedade.

Em sua alfaiataria há uma caixa de correio onde são trocadas cartas entre esses grupos. No entanto, quando uma carta sugere que há alguém agindo como espião, Leonard terá que agir como um mediador para evitar que desastres aconteçam.

Pontos altos do filme

O Alfaiate é um filme que conta com um protagonista muito inteligente. Leonard não só é um especialista no que faz, mas também vai muito mais do que aparenta. Ele consegue improvisar com facilidade e isso vai ser fundamental para que a trama do filme consiga andar sem ficar desgastante.

Outro ponto a se elogiar é o dinamismo do filme, que se passa praticamente todo em somente uma locação (a alfaiataria de Leonard). Filmes que se passam no mesmo ambiente podem sofrer caso tenham um ritmo ruim ou uma montagem mal feita, o que definitivamente não é o caso aqui.

Também é um filme interessante para quem gosta de mistérios e reviravoltas, já que a busca por quem é o espião é uma das principais alavancas que movem a história para frente. Não espere plot twists de explodir a cabeça, mas dá para se divertir tentando adivinhar os próximos passos do longa-metragem.

O que poderia ser melhor

Existem algumas movimentações da trama que podem parecer decisões forçadas, ou dependente de inúmeras coincidências para acontecer. Isso pode tirar alguns pontos da avaliação do filme, mas ao meu ver são coisas mínimas.

Também não gosto muito da atuação de Johnny Flynn como Francis, o que pesa bastante pois se trata de um dos principais antagonistas da história.

Por fim, um outro ponto é que o título original do filme pode acabar revelando demais sobre a trama. Mas vamos parar por aqui nesse comentário para não entrar em território de spoiler.

Vale a pena assistir O Alfaiate?

Bem avaliado pela crítica e pelo público, O Alfaiate é um filme discreto e que não chama muito atenção até mesmo por sua realização mais simples, porém é um longa com uma história interessante e ideal para quem gosta de thrillers.

Com destaque para Mark Rylance no papel principal, o filme tem um roteiro interessante apesar de pequenos deslizes, e manda muito bem no que diz respeito ao figurino e a cinematografia. Vale a pena assistir sim, e com certeza vai te entreter.


O Alfaiate (The Outfit)

Direção: Graham Moore
Ano: 2022
Elenco: Mark Rylance, Zoey Deutch, Johnny Flynn, Dylan O’Brien, Nikki Amuka-Bird e Simon Russell Beale
Duração: 1h45min.
Nota: ⭐⭐⭐ (3/5)
Onde assistir?: Netflix.

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 28 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *