Crítica | Não Estou Morta!

Se você gosta de séries de comédia com episódios de 20 e poucos minutos e ideais para assistir na hora do almoço ou antes de dormir, é quase certeza de que você também vai gostar de Não Estou Morta! A série tem duas temporadas completas e está disponível no catálogo do Disney+.
Nell Serrano (Gina Rodriguez) é uma jornalista que precisa recomeçar a vida depois do fim de um relacionamento. Após morar 5 anos na Inglaterra com seu ex-noivo, Philip (Ed Weeks), Nell volta aos Estados Unidos e por intermédio de sua amiga Sam (Hannah Simone), ela consegue uma vaga no mesmo jornal onde trabalhava anteriormente. Mas tem um detalhe: ela não voltará como redatora ou repórter, mas como escritora de obituários. E além disso, Nell começa a ver e conversar com os espíritos das pessoas sobre as quais ela precisa escrever.
Apesar da premissa parecer que se trata de algo sinistro e sobrenatural demais, a série é uma comédia leve e bem gostosinha de assistir. É uma sitcom bem típica em seu formato, mas o toque fantasmagórico faz com que ela tenha sua identidade. Nada é levado a sério demais, porém, a história não é um besteirol completo. Para falar a verdade, alguns episódios são bem emocionais e reflexivos, característica que me fez lembrar muito de How I Met Your Mother que também segue a mesma pegada.
Um ponto que me fez gostar bastante de Não Estou Morta! é que a série não perde tempo tentando explicar o porquê Nell consegue interagir com esses fantasmas. A personagem inicialmente também fica confusa com esse fato, mas depois a história segue em frente sem muitos arrodeios. É o tipo de situação em que você apenas aceita que aquela é uma realidade plausível naquele universo e ponto. Bola pra frente.
Que Gina Rodriguez é uma atriz impecável não é novidade para ninguém. Me tornei fã do trabalho dela desde que assisti Jane The Virgin (que é minha série favorita, por sinal) e aqui ela continua a brilhar da mesma forma, tanto na comédia quanto no drama. Gosto muito das interações dela com Sam, Dennis (Joshua Banday) e Edward (Rick Glassman). A personagem que menos me afeicoei foi a chefe de Nell, Lexi (Lauren Ash). Ela tem algumas cenas e situações que são genuinamente engraçadas, mas acho que o trabalho da atriz fica um pouco a desejar. Não sei se eu não consegui desassociar a atriz da sua personagem Dina de Superstore, ou se ela simplesmente não combina com Lexi mesmo.
As duas temporadas são igualmente divertidas e mantém seu nível. A adição de TJ (Jesse Garcia) na segunda temporada também foi muito boa, ele é um personagem muito legal. Uma pena que a trama na qual ele está envolvido não tem uma solução muito satisfatória, em minha opinião. Nell vive situações cada vez mais caóticas com seus fantasmas, mas vai aprendendo a lidar cada vez melhor com elas chegando ao ponto de até sentir falta quando eles somem por um determinado momento. Toda a trama envolvendo Cricket (Angela Elayne Gibbs) e Monty (Marti Mull), que se estende durante as duas temporadas, também é bem interessante e tem um final bem bonito.
Infelizmente, a série foi cancelada após o fim da segunda temporada, então temos um final aberto com uma história que não veremos uma continuação. Fiquei bem triste quando descobri isso porque estava gostando bastante e me envolvendo mais e mais com os personagens. Apesar disso, ainda acho que vale a pena conferir a série.
Não Estou Morta! é uma série leve e divertida, mas capaz de emocionar e te fazer pensar quando ela assim deseja. Com episódios curtos e histórias que equilibram leveza e reflexões sobre a vida adulta, a trama te conquista com sua atipicidade sobrenatural e simplicidade no modo de contá-la.
Não Estou Morta (Not Dead Yet)
Criadores: Casey Johnson e David Windsor
Elenco: Gina Rodriguez, Hannah Simone, Lauren Ash, Rick Glassman, Joshua Banday e mais.
Episódios: 23
Onde assistir?: Disney+
Nota: ⭐⭐⭐ 💫(3,5/5)
Sobre o Autor

- Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.
Últimos posts
Listas10 de abril de 2025Jogos clássicos do PlayStation 2 que vão ativar sua nostalgia
Listas9 de abril de 2025Versões bizarras de filmes famosos
Listas8 de abril de 20255 filmes com Paul Rudd para assistir
Curiosidades7 de abril de 2025Relembre desenhos que marcaram época na TV Globinho