Crítica | Moana 2

Crítica | Moana 2

Compartilhe nas redes!

O horizonte pediu para ela ir tão longe e Moana atendeu ao seu chamado! Originalmente planejado para ser uma série do Disney+, Moana 2 se tornou um longa-metragem e chegou as telonas em novembro de 2024.

Três anos depois da primeira aventura, Moana é uma navegadora consagrada e respeitada por toda a sua aldeia. Após receber um chamado para tentar encontrar outros povos do mar, ela vai em sua busca junto de uma equipe um pouco desajustada, mas com boas intenções.

Leia também: 5 curiosidades sobre Moana, animação da Disney

De volta para uma nova (e maior) aventura

A história é simples, mas bem executada, apesar de que a trama do primeiro filme ainda é mais interessante. Talvez a intenção da sequência fosse passar a mensagem de aproveitar a jornada em vez de só focar no destino final? De qualquer forma, foi legal acompanhar uma Moana mais velha, mais responsável e, como dito no filme, mais consciente do que tem a perder se falhar em sua missão. Seu espírito livre a aventureiro ainda está ali, mas um pouquinho mais centrada.

Além do retorno da protagonista e de seus “pets” Hei-Hei e Pua, alguns novos personagens foram introduzidos. Moni, Kele e Loto são parte da equipe que ajuda Moana em sua missão. Kele é um senhor rabugento, Moni um jovem empolgado e Loto uma inventora cheia de energia. Devo dizer que essa última me irritou um pouco em alguns momentos, acho que ela mais atrapalhava do que ajudava.

Uma fofura que o público vai amar

Mas se tem uma pessoinha que roubou a cena nos poucos momentos em que esteve presente foi Simea, a irmã caçula de Moana. Que fofura! Ela é aquela personagem que dá vontade de abraçar e amassar todinha. O que a Disney vai vender de bonecas dessa personagem não dá nem pra contar! A conexão das irmãs dá um quentinho no coração muito gostoso.

A mudança de série para filme ajudou a história de Moana 2

Como já disse anteriormente, a ideia original era de que esse filme fosse, na verdade, uma série para o Disney+. No entanto, os criadores viram potencial na trama para fazer um longa e assim aconteceu. Sinceramente, foi uma boa escolha porque não acho que a história teria “caldo” o suficiente para fazer uma série interessante.

Como filme, a narrativa é legal de acompanhar, porém, ainda prefiro a trama do filme original, acho que ela era mais interessante. Mas se tem uma coisa que gostei bastante foi como a sequência realmente se conecta com o primeiro filme. Não é aquele tipo de continuação que ignora completamente tudo o que aconteceu anteriormente ou que faz um copia e cola do que já conhecemos.

A sequência tem sua originalidade, mas se encaixa bem com a trama original e continua a história de forma bem redondinha.

Confira também: Animação é gênero do cinema? Esclareça essa dúvida

As músicas não superam as do primeiro filme

Quanto as músicas, elas são boas, mas, mais uma vez, as do filme original são mais marcantes. Os momentos em que as canções mais brilham são quando elas remetem às do primeiro. E sobre a dublagem, não há muito o que se dizer. Todas as vozes originais retornam, as novidades ficam para os personagens novos mesmos.

Porém, assim como em Divertida Mente 2, gírias atuais são ditas ao longo de todo o filme. Não sei se foi porque eu já tinha visto antes, mas dessa vez não me incomodei tanto, principalmente quando Maui é quem as fala. Acredito que isso até combina com a personalidade mais “egocêntrica” do semideus.

Vale a pena assistir Moana 2?

De modo geral, Moana 2 não supera seu antecessor, mas ainda é um bom filme. Vale a pena assistir no cinema para aproveitar a beleza técnica da animação e ouvir as canções com uma boa qualidade de áudio. O filme também deixa algumas sementinhas plantadas para uma possível continuação (eu acredito que será anunciada daqui a não muito tempo, visto o que a animação está sendo um sucesso de bilheteria) que acho interessantes.

Ah, e lembre-se de esperar um pouco na sala de cinema antes de ir embora, uma cena pós-crédito te aguarda!

https://www.youtube.com/shorts/9QerrtDCvcQ

Moana 2

Direção: David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller
Ano: 2024
Elenco: Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Hualalai Chung, Rose Matafeo, David Fane, Awhimai Fraser, Khaleesi Lambert-Tsuda, Temuera Morrison, Nicole Scherzinger e mais (vozes originais)
Duração: 1h40min.
Nota: ⭐ ⭐⭐ (3,5/5)

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.

2 comentários sobre “Crítica | Moana 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *