Crítica | Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
Depois de um bom retorno em Mais Além, de 2021, a franquia Ghostbusters chega para uma nova empreitada com Apocalipse de Gelo, longa que dá sequência ao universo e traz de falta a família Spengler e o professor Gary Grooberson (Paul Rudd).
Trazendo a ambientação de volta a Nova York, o filme já demonstra a sua principal tentativa: retomar o que foi feito nos primeiros longas da franquia. Temos aqui os uniformes, os aparatos e principalmente o quartel-general dos Caça-Fantasmas originais.
Seguindo a linha das sequências nostálgicas que há um certo tempo estão dominando Hollywood, é claro que o elenco original retornaria mas agora não apenas para pontas e sim para integrar a trama de forma mais ativa, assim dividindo espaço com os novos protagonistas.
O problema é que nem a nostalgia é bem trabalhada e muito menos o desenvolvimento da família Spengler. Então perde-se o frescor que a franquia conseguiu retomar no filme de 2021 e ficamos presos a uma nostalgia que pouco acrescenta.
E ainda piora quando a trama do filme envolve um plano furado e que depende de uma série de coincidências que são ainda mais pioradas pela atuação de Mckenna Grace. Inexplicavelmente fazem a personagem ser insuportável e fazer tudo errado, apenas em prol de movimentar a história do filme.
A participação de Kumail Nanjiani é uma das melhores coisas do filme, ainda que passe de ponto em diversos momentos. E, infelizmente, nem os fantasmas salvam. Mesmo com referências e visuais interessantes, apenas um ser que consegue possuir corpos e objetos é minimamente divertido.
É uma pena que Ghostbusters: Apocalipse de Gelo fracasse, pois havia e há potencial na franquia. O que foi feito em Mais Além mostra que dá para continuar sem precisar se escorar apenas na nostalgia, mas tê-la como um bônus. Resta saber quais caminhos a franquia tomará agora em diante, mas será preciso muito mais do que o que foi feito aqui para que o sucesso de bilheteria venha.
Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Ghostbusters: Frozen Empire)
Direção: Gil Kenan
Ano: 2024
Gêneros: Aventura e fantasia
Elenco: Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace, Kumail Nanjiani, Patton Oswalt, Celeste O’Connor, Logan Kim, Emily Alyn Lind e mais.
Duração: 1h55min
Nota: 1,5/5 ⭐💫
Sobre o Autor
Últimos posts
- Filmes9 de novembro de 2024Crítica | Armadilha (2024)
- Séries5 de novembro de 2024Crítica | Only Murders in the Building (4ª temporada)
- Séries31 de outubro de 2024Review | Agatha Desde Sempre – 1×08 e 09 (Nesse Ritual, a Gloria é o Final / Bruxa, Mãe e Algoz)
- Listas28 de outubro de 2024Saiba onde assistir todas as séries da franquia The Walking Dead no streaming