Crítica | Fantasmas (Ghosts)

Crítica | Fantasmas (Ghosts)

Compartilhe nas redes!

É cada dia mais difícil iniciar uma série sem ter nenhuma informação sobre ela. Pois bem, Fantasmas (Ghosts, no original) foi uma dessas surpresas para mim. Recentemente adicionada ao catálogo da Netflix, mas disponível há meses no Paramount+, a produção, em formato de sitcom, conta a história de Sam (Rose McIver) e Jay (Utkarsh Ambudkar) que herdam uma propriedade quase abandonada de uma parente distante e resolvem torná-la uma pousada. O que tem de diferente? Ela é assombrada por fantasmas que morreram na propriedade.

Esse enredo, que parece de filme de terror, na verdade é uma comédia das mais leves e divertidas dos últimos anos. Após cair de uma escada e ficar alguns minutos ‘morta’, Sam passa a ver esse grupo de fantasmas e interagir com eles, o que gera cenas hilárias. A produção, original da CBS, é uma adaptação americana da série homônima inglesa, e encanta pela simplicidade e simpatia dos personagens.

Personalidade

Cada um com uma personalidade diferente, desde viking até hippie, passando por lordes dos anos 1800, os fantasmas são o charme da produção. Inicialmente apenas caricaturas estereotipadas, eles passam a ganhar aprofundamentos e seus sentimentos são tão reais que cativam a cada nova história contada – aqui, leia-se, história de morte.

Essa linha entre o mundo dos vivos e dos mortos, sendo que apenas Sam consegue interagir com ambos, abre o leque para momentos que são surpreendentes, emocionantes e contagiantes – alguns até meio constrangedores. Porém, os produtores são muito felizes no tom de humor adotado e na forma como cada personagem tem seu tempo para desenvolver o próprio arco, ainda que alguns com maior destaque que outros.

Onde assistir Fantasmas?

Atualmente, a produção está disponível na Netflix e no Paramount+ e conta com quatro temporadas (três disponíveis no Paramount e apenas duas na Netflix, seguindo formato parecido com Yellowstone no Brasil). É a típica série de fim de noite, para descansar da agitação do dia a dia e aproveitar 20/25 minutos de um humor leve e descompromissado.

Sobre o Autor

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Jornalista, 26. Repórter no Folha do Mate, podcaster no Na Tabela e HTE Sports. Pitacos sobre cinema e cultura pop no Entre Sinopses.