Crítica | Emilia Pérez

Podem falar o que for: nenhum filme desta temporada de premiações foi tão falado quanto Emilia Pérez, seja para o lado positivo ou negativo dos comentários. Mas será que as 13 indicações ao Oscar 2025 foram justas? Vamos falar a respeito!
Confira no vídeo acima a crítica e o final explicado de Emilia Pérez.
Qual é a história de Emilia Pérez?
Rita (Zoe Saldaña) é uma advogada descontente com suas condições de trabalho. Além de não ser valorizada no que faz, ela trabalha para uma empresa de advocacia que defende os interesses de ricos e poderosos no México, buscando inocentá-los ainda que sejam culpados. Então, quando o chefe do Narcotráfico Manitas del Monte (Karla Sofia Gascón) lhe oferece muito dinheiro para que ela consiga realizar seu maior sonho — fazer uma cirurgia de redesignação de gênero — Rita embarcará em uma história que misturará crime, musical e drama familiar.
Não dá para negar que Emilia Perez possui uma história interessante, disruptiva e corajosa. Afinal de contas, não é todo dia em que grandes produções abordam temáticas tão diferentes dentro de uma mesma história. Até mesmo por isso, creio que foi essa surpresa inicial que fez o longa-metragem de produção francesa ser tão aclamado, impulsionado, claro, pelo prestígio que ganhou no Festival de Cannes (que fica justamente em qual país? Ligue os pontos…).
E é na história que Emilia Perez encontra a sua maior força. Haveria muitas possibilidades de lidar com essa trama principal e suas ramificações, porém é também aqui que começam os problemas.
Uma produção conturbada
Existem situações que não podem ser deixadas de lado na hora de analisar uma obra como Emilia Pérez. E aqui nem vamos entrar nos polêmicos tweets “antigos” e as acusações infundadas feitas por Karla Sofia Gascón em entrevistas já na campanha do Oscar. Mas a problemática começa justamente na produção do filme.
Sendo uma produção francesa, é inegável que o filme carrega um pouco da arrogância europeia em não se aprofundar em detalhes que seriam de fundamental importância para uma melhor ambientação. Isso significa que sim, infelizmente, temos aquele filtro amarelo em cenas no México. Também temos diversas representações estereotipadas.
Faltou a Jacques Audiard, diretor que também é o roteirista do longa, ter um corroterista que ao menos conhecesse um pouco da história do México. Além de carregar falas problemáticas como dizer que o “espanhol é um idioma de pobres e migrantes”, o cineasta também revelou não ter tido interesse em fazer uma pesquisa mais aprofundada a respeito do país em que o filme tem base. Realmente lamentável!
Outra questão é a falta de atores e atrizes mexicanos no elenco. Daqueles que mais se destacam, somente Adriana Paz, que interpreta Epifánia e cuja participação vem no terço final do filme, é nascida no México. Não a toa, Emilia Pérez é um filme detestado pelos mexicanos.
Emilia Pérez é um bom musical?
A ousada escolha de intercalar um drama de crime com uma história de transição de gênero e ainda cenas musicais realmente não se mostrou a mais acertada. Pelo contrário, a cada momento em que a trama para (ou até mesmo avança, porém com uma música rolando), o espectador se desconecta do filme.
Pesa também o fato de as canções serem pouquíssimo envolventes, com letras e melodias fracas, e uma decisão inacreditável de colocar quem está em cena para praticamente sussurrar em vez de cantar. Também é difícil de entender como a única cantora de verdade do elenco principal, Selena Gomez, ficou tão mal aproveitada (provavelmente pela dificuldade da atriz com o idioma).
Portanto, dá para dizer que colocar elementos de musical em Emilia Pérez é o principal defeito do filme.
Há o que aproveitar em Emilia Pérez?
Dizer que Emilia Pérez é um filme horrível não é uma verdade absoluta. Apesar de inúmeros defeitos, dentro e fora da trama, também há elementos dignos de elogios. As atuações de, principalmente Zoe Saldaña (merecidamente indicada ao Oscar e já bastante premiada como Melhor Atriz Coadjuvante) e Karla Sofia Gascón carregam o longa e fazem com que ele esteja um pouco além do medíocre.
Também temos ideias muito interessante, pena que nem todas elas se desenvolvam para uma execução que seja condizente. Seria um filme mais interessante sem a parte musical, que acaba por diminuir as possibilidades de focar no que realmente faria a diferença.
Injustificáveis as 13 indicações ao Oscar, pois a parte técnica do filme não tem nada mais. Emilia Pérez é um filme de ok para medíocre, e nada muito mais que isso.
Emilia Pérez
Direção: Jacques Audiard
Ano: 2024
Elenco: Zoe Saldaña, Karla Sofia Gascón, Selena Gomez, Adriana Paz, Edgar Ramírez e mais.
Duração: 2h10min.
Nota: ⭐⭐ (2/5)
Onde assistir?: Cinema.
Sobre o Autor

Últimos posts
Spoiler Alert16 de fevereiro de 2025Spoiler Alert | Os Outros (Final explicado)
Listas15 de fevereiro de 2025Saiba onde assistir aos filmes de David Lynch
Filmes14 de fevereiro de 2025Crítica | Capitão América: Admirável Mundo Novo
Séries12 de fevereiro de 2025Crítica | Ruptura (1ª temporada)