Crítica | E Depois?

Crítica | E Depois?

Compartilhe nas redes!

Existem diversas formas de lidar com acontecimentos trágicos e triste nas produções audiovisuais. Elas podem servir como forma de reflexão, para despertar uma variedade imensa de sentimentos no público. O que considero um desperdício é usar o drama apenas como melodrama, sem qualquer propósito ou objetivo de comunicar algo diferente de apenas relatar a tristeza.

E, infelizmente, é isso que acontece com o curta-metragem E Depois? (The After), produção da Netflix e candidato ao Oscar na categoria de Melhor Curta-Metragem em 2024.

No filme, acompanhamos a vida de um pai (David Oyelowo) que vive em Londres e está levando a filha para encontrar a mãe. A menina vai fazer uma apresentação na escola e de última hora o pai decide comparecer, mostrando que talvez não existisse uma relação tão próxima entre eles. Então. um trágico acontecimento muda para sempre a vida desse homem.

Anos depois, trabalhando como motorista de aplicativo, ele observa a vida dos seus passageiros até que um casal com uma filha desperta gatilhos que o fazem lembrar do passado e das oportunidades que ele jamais poderá viver.

A ideia do filme é interessante, mas a execução fica muito abaixo. Mesmo sendo um curta de 18 minutos apenas, a história poderia comunicar muito mais e muito melhor. As atuações também não ajudam. O tempo inteiro me perguntei qual o propósito do filme se não explorar a dor de um homem. Vemos um retrato da tristeza, de alguém em luto que não conseguiu seguir em frente.

Claro que não estou aqui para desvalorizar a tristeza, mas faltou ter uma história mais forte para que o curta fizesse sentido como obra cinematográfica. Ele é apenas triste, muito triste. Mas nada além. Até mesmo o que deveria ser o ponto alto da trama, é vazio. O sofrimento é apenas retratado, sem nada para comunicar ao público.

Se a ideia do filme era falar sobre as dores do luto, o filme falhou. Se era sobre a superação do luto, falhou ainda mais. Não entendi a indicação ao Oscar. Ao menos não saiu vencedor. Para mim, uma das piores produções que assisti nos últimos meses.


E Depois? (The After)

Direção: Misan Harriman
Ano: 2023
Gêneros: Curta-metragem.
Elenco: David Oyelowo.
Nota: ⭐ (1/5)

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 28 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *