Crítica | Desconhecidos (Strange Darling)

Como é bom ser surpreendido por um filme, não é mesmo? Desconhecidos (Strange Darling, no original) é uma grata surpresa em todos os aspectos.
A começar pela sua sinopse, que promete ser um filme de thriller e terror, mas logo ao começar a exibição do longa-metragem somos surpreendidos não somente pelas imagens exibidas, mas também pelo formato da história. Vamos falar mais a respeito a seguir.
Sobre o que é Desconhecidos?
A sinopse do filme, felizmente, não entrega muito da história. Na verdade, ela nos leva por um caminho que pode ou não ser exatamente o que o longa representa. Somos apresentados a uma mulher, chamada somente de The Lady (Willa Fitzgerald), que já aparece em tela correndo e com a orelha sangrando. Ela está fugindo de um homem, também somente chamado de The Demon (Kyle Gallner).
A descrição oficial é a seguinte. “Um predador implacável rastreia uma mulher ferida pela natureza selvagem doe Oregon, nos EUA. A mulher faz o possível para ser mais esperta que seu agressor, mas a cada momento de tensão ela fica mais fraca e menos capaz. Ele é um homem com uma missão e é apenas uma questão de tempo até capturar sua presa”.
Lendo isso, parece nada mais que um filme tradicional de um homem abusivo perseguindo uma mulher, que luta por sua vida não é mesmo? Mas eu te garanto que Desconhecidos vai muito, muito além disso.
História contada em capítulos
A primeira decisão impactante tomada pelo diretor e roteirista JT Mollner é de contar o filme em capítulos, mais precisamente em seis e um epílogo. Só que o filme já começa no capítulo 3, ou seja, temos uma trama não-linear.
Isso foi essencial para que este fosse um filme diferente. Se a história fosse apresentada cronologicamente não teríamos os segredos e mistérios que a trama precisou ter para se tornar interessante. E eu te garanto que foi mesmo melhor decisão.
De acordo com a crítica em vídeo do excelente Dalenogare, em seu canal no YouTube, a Miramax, produtora do filme, não gostou e queria uma história mais tradicional. Porém, sessões-teste do filme mostraram que o diretor estava certo e felizmente esse foi o corte que chegou ao público.
Intimista e brutal
Esse é um filme de baixo orçamento, somente 4 milhões de dólares, mas que traz um estilo de filmagem em película e que utiliza cenários grandiosos, porém contidos. Um destaque aqui vai para a fotografia, que traz cores bem vivas e destacadas, como uma roupa laranja usada pela protagonista, ou então a peruca vermelha que ela utiliza em algumas cenas.
Há também um filtro amarelado em alguns momentos que serve para desorientar o público e nos colocar para pensar em determinadas situações, somente para depois vir e “puxar o nosso tapete”. É uma reviravolta atrás da outra, e nunca o filme vai para onde acreditamos que ele vai.
Outro aspecto interessante é como ele consegue ser intimista. São poucos atores em tela, nunca mais do que três ao mesmo tempo. E isso não faz dele monótono, pelo contrário, há sempre novos elementos sendo introduzidos para nos surpreender.
Não fica isento aos deslizes
Apesar de surpreender positivamente, há alguns vacilos que não podem passar batidos. Por exemplo, algumas coincidências bizarras precisam acontecer para que algumas tramas caminhem para frente, subtramas inseridas para contextualizar situações mas que são desnecessárias ou recuperações milagrosas que acontecem com os personagens quando, seguindo uma lógica, nem deveriam ser mais possíveis.
O ponto mais forte de Desconhecidos é a dinâmica entre seus protagonistas, que sempre nos entrega algo novo e surpreende a todo momento. Quando o filme vai revelando novos detalhes e se encaminhando para o final, principalmente o último capítulo e o epílogo, acredito que ele se alonga demais de forma desnecessária.
Mas, para quem gosta de um bom thriller com suspense, reviravoltas, mistério e principalmente uma relação bem construída entre fortes antagonistas e uma boa direção, fica a indicação de um filme que chegou silenciosamente, e como seu título original diz, é um querido estranho gostoso de assistir.
Desconhecidos (Strange Darling)
Direção: JT Mollner
Ano: 2024 (2025 no Brasil)
Elenco: Willa Fitzgerald, Kyle Gallner, Madisen Beaty, Steven Micahel Quezada, Ed Begley Jr, Barbara Hershey e mais.
Duração: 1h37min
Nota: ⭐⭐⭐💫 (3,5/5)
Sobre o Autor

Últimos posts
Filmes2 de abril de 2025Crítica | Desconhecidos (Strange Darling)
Séries2 de abril de 2025Review | Demolidor: Renascido 1×07 (Arte pela Arte)
Spoiler Alert30 de março de 2025Spoiler Alert | As Duas Faces de um Crime (Final explicado)
Séries29 de março de 2025Crítica | Paradise (1ª temporada)