Crítica | Como Conquistar o Billy Walsh

Crítica | Como Conquistar o Billy Walsh

Compartilhe nas redes!

Nada como uma boa e velha comédia romântica adolescente para matar o tempo e nos divertir quando queremos assistir algo leve, e o novo lançamento do Amazon Prime Video, Como Conquistar o Billy Walsh, faz isso muito bem.

Melhores amigos desde a maternidade, Archie e Amelia compartilham tudo um com o outro. Ou, quase tudo. Archie esconde um segredo: ele é perdidamente apaixonado pela melhor amiga, mas nunca teve a coragem de contar para ela. Na verdade, ela também está apaixonada, mas não por ele. Quando o novo aluno, Billy Walsh chega à escola, Amelia se vê encantada e decidida à conquistá-lo. Mesmo contrariado, Archie decide ajudá-la a concluir seu objetivo.

Só pela sinopse já dá pra saber que esse filme é carregado de clichês, não só em sua história base, mas também na forma de contá-la. Certamente você já viu muitos elementos similares em em diversas outras comédias românticas adolescentes, ou seja, não dá pra esperar uma narrativa super original. Apesar disso, a obra utiliza de alguns recursos, como a quebra da quarta parede e o foco maior no personagem masculino, para construir sua própria identidade.

O filme não tem uma história muito profunda e elaborada, seu maior objetivo é entreter mesmo, e ele cumpre seu papel. Os personagens são engraçados, carismáticos e rapidamente te conquistam. Vez ou outra eles tomam decisões minimamente questionáveis, mas nada muito fora do esperado para um bando de adolescentes desesperados. Outra característica forte da trama são as cenas “vergonha alheia”, daquelas que dá vontade de sair correndo de tanta agonia. Porém, vejo que cada uma delas foi planejada pra causar esse sentimento de propósito, e se conseguiram esse feito, considero um ponto positivo.

Mesmo com toda a previsibilidade, consegui ser surpreendida pela forma como algumas coisas acontecem. Cheguei na reta final imaginando que ali ele seria muito diferente, mas acabou sendo o esperado mesmo. Então, podemos dizer que o filme até tenta ser original em alguns aspectos, mas acaba caindo na “mesmice” que o gênero trás. No entanto, ainda consegui gostar bastante do filme. Talvez o fato de eu ter ido assistir bem descompromissada e sem expectativas altas tenha ajudado nisso.

Também enxergo que a obra fale com diferentes gerações de maneira tranquila. Os adolescentes são bem atuais em personalidade, gostos e no uso de tecnologias, mas a estética da obra tem uma carinha de filmes mais antigos, tanto na forma como os personagens se vestem quanto nos estereótipos adolescentes (a patricinha, o valentão, o nerd e etc.)

No final das contas, Como Conquistar o Billy Walsh é um bom clichê, previsível, mas bem honesto. Ele sabe que não é uma obra prima e se trata com leveza, não se levando muito a sério, como deve ser. Se você curte o gênero, provavelmente vá gostar, ou achar pelo menos divertidinho. 


Como Conquistar o Billy Walsh (How to Date Billy Walsh)

Direção: Alex Sanjiv Pillai
Ano: 2024
Gêneros: Comédia romântica.
Elenco: Sebastian Croft, Charithra Chandran, Nick Frost e mais.
Duração: 1h20min
Nota: ⭐ ⭐  (2/5)

Sobre o Autor

Luane Mota
Luane Mota
Baiana, 21 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Fanfiqueira profissional, apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.