Crítica | Acima de Qualquer Suspeita (1ª temporada)
Um bom drama de tribunal precisa necessariamente, ao meu ver, responder a alguns quesitos: ter uma história envolvente, um mistério que nos faça questionar todas as possibilidades, personagens cativantes e um final surpreendente. A nova série do Apple TV+ Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent), estrelada por Jake Gyllenhaal, consegue trazer todos esses elementos.
Baseado no livro de mesmo nome publicado em 1986 e escrito por Scott Turow, que já rendeu uma adaptação para os cinemas em 1990, uma minissérie e um filme para a TV, a trama acompanha Rusty Sabich (Gyllenhaal), um promotor na cidade de Chicago, nos EUA, que investiga o caso da morte de uma colega de trabalho até que ele mesmo acaba sendo considerado o principal suspeito pelo crime.
Em oito episódios, a trama segue duas linhas narrativas: a primeira delas é sobre a investigação do caso, primeiro sob a perspectiva de Rusty e depois que ele se torna suspeito vemos o caso indo aos tribunais. A segunda envolve os flashbacks que, de forma não-linear, vão mostrando um pouco do que aconteceu antes e durante a noite do assassinato de Carolyn Polhemos (Renate Reinsve).
A cada nova informação, o público é confrontado com as diferentes possibilidades para a resolução do mistério. E quanto mais as evidências apontam para um lado, mais ficamos com a sensação de que tudo está previsível demais. Nesse ponto, a série nos deixa uma sensação dúbia pois ela parece nos preparar para sermos enganados ao mesmo tempo em que quer nos surpreender. Mas ela quer nos enganar para surpreender, o fato de esperarmos que isso aconteça tira um pouco da força do resultado final.
No entanto, é no protagonista que encontramos o principal ponto positivo de Acima de Qualquer Suspeita. Jake Gyllenhaal está impecável. Um dos melhores atores de sua geração, ele entrega um papel que consegue divergir de atuações anteriores e mostra toda a maturidade adquirida pelo ator. Vale lembrar que essa é a primeira vez que Gyllenhaal protagoniza uma série de TV.
O mesmo destaque não acontece com os coadjuvantes. Nenhum outro nome do elenco brilha tanto, nem mesmo Ruth Negga, que entrega uma boa Barbara Sabich, a esposa que sabe das traições do marido e entra nesse espiral de caos enquanto tenta seguir a vida. A personagem poderia ter sido melhor desenvolvida, assim como a vítima do crime, Carolyn, que por ter muito pouco tempo de tela, mal dá para termos qualquer tipo de afeição pela personagem.
Também estão no elenco Peter Sarsgaard como Tommy Molto e O-T Fagbenle como Nico Della Guardia, promotor que assume o caso e chefe do departamento, respectivamente, que agem como os antagonistas da série. É fácil odiá-los por sua postura claramente enviesada na investigação do caso, mas também faltou à série mostrar mais deles para entendermos suas motivações, que muitas vezes ficam somente subentendidas.
Tecnicamente a série é bastante cinematográfica, com um visual impecável, porém simples. Vi alguns problemas de edição, pois a narrativa que intercala os flashbacks com acontecimentos atuais, em alguns momentos acaba deixando o espectador confuso.
A resolução de Acima de Qualquer Suspeita, que vem nos momentos finais do episódio 8 (O Veredito), consegue chocar até quem estiver bastante atento, pois assim como a série parece ser previsível (o que falei mais acima nesta crítica), ela também parece saber que nós achamos isso e nos entrega uma reviravolta em cima da reviravolta.
Acima de Qualquer Suspeita é uma série que entrega nesta primeira temporada um caso com começo e fim perfeitos. O seu meio, no entanto, por opções da direção e roteiro, as vezes esbarra na enrolação e fica dando voltas antes de desenvolver o que precisa ser desenvolvido. Mas, com uma atuação gigantesca de seu protagonista, consegue ficar marcada como uma das ótimas produções do streaming Apple TV+ em 2024.
Ah, a série foi renovada para uma segunda temporada antes mesmo da conclusão do primeiro ano. Como a história terminou com esse caso fechado, imagino que vamos acompanhar outra história. Se voltarmos a ver Rusty Sabich e sua família, imagino que sejam como coadjuvantes. Vamos aguardar para ver o que vem por aí.
Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent) – 1ª temporada
Criador: David E. Kelley
Roteiro: David E. Kelley, Miki Johnson e Sharr White
Elenco: Jake Gyllenhaal, Ruth Negga, Bill Camp, O-T Fagbenle, Chase Infiniti, Nana Mensah, Renate Reinsve, Peter Sarsgaard e mais.
Ano: 2024
Episódios: 8
Onde assistir?: Apple TV+
Nota: ⭐⭐⭐ (3/5)
Sobre o Autor
Últimos posts
- Séries7 de dezembro de 2024Review | Creature Commandos 1×01 e 02 (Embrulho no Estômago e O Colar de Turmalina)
- Séries6 de dezembro de 2024Review | Star Wars: Skeleton Crew 1×01 e 02 (Isso Pode Ser Uma Aventura De Verdade e Muito, Muito Além da Barreira)
- Séries30 de novembro de 2024Crítica | Vovó Maconha (1ª temporada)
- Filmes9 de novembro de 2024Crítica | Armadilha (2024)