Crítica | Abbott Elementary (3ª temporada)

Crítica | Abbott Elementary (3ª temporada)

Compartilhe nas redes!

Séries de comédia precisam ser muito bem escritas para não acabar caindo na repetição. Abbott Elementary, em seu terceiro ano, consegue vencer mais uma etapa e mostra que ainda tem muito o que falar.

Em uma temporada que sofreu alterações por causa das greves dos roteiristas e dos atores em 2023, fazendo inclusive com que 14 episódios apenas fossem lançados, acompanhamos o retorno dos professores da escola Willard R. Abbott para mais um ano. Inclusive, o tempo em que a série ficou fora do ar por causa da greve foi inteligentemente citado na trama como um problema da equipe de gravação que faz o “documentário” na instituição.

Nesse terceiro ano, Janine Teagues (Quinta Brunson) passa por muitas mudanças, não apenas em suas atitudes, que deixam de ser aquela pessoa 100% positiva e certinha o tempo inteiro para ser alguém que arrisca mais, que faz uso de métodos nada convencionais para relaxar e que organiza festas em sua casa. Além disso, novas oportunidades de trabalho levam a personagem a passear por evoluções que nem sempre a série tem coragem de deixar seguir em frente.

Gregory Eddie (Tyler James Williams) é outro que tem alguns pontos interessantes. Ele aceita finalmente sua vocação como professor e passa por situações muito engraçadas e incomuns para o personagem que acompanhamos nas duas temporadas anteriores. Um momento em específico, dentro de um restaurante, é o grande destaque da temporada.

O restante do elenco segue na mesma pegada de sempre, tanto nos prós, quanto nos contras. Mas não dá para deixar de citar Ava (Janelle James). A diretora segue excelente e suas tiradas são as melhores de toda a série.

Abbott Elementary segue mesclando a comédia situacional dos professores com comentários pontuais e atuais sobre a sociedade e sabendo usar muito bem o contexto em que está inserida. As referências a séries e filmes do momento, preste atenção às inúmeras referências a The Bear, por exemplo, deixam tudo ainda mais especial.

Como ponto negativo destaco dois elementos que não alteram muito a nota da temporada: as situações em que personagens andam em círculos e parecem não sair do lugar e a falta de grandes novidades para movimentar a trama, algo que a cena final da temporada pode resolver no próximo ano.

Se você gosta de séries como The Office, Arrested Development, Modern Family, Superstore e Brooklyn Nine-Nine, Abbott Elementary é uma pedida obrigatória. E que assim siga nos próximos anos, pois não estamos preparados para nos despedir desse elenco tão especial.


Abbott Elementary (3ª temporada)

Criadora: Quinta Brunson
Elenco: Quinta Brunson, Tyler James Williams, Janelle James, Lisa Ann Walter, Chris Perfetti, William Stanford Davis, Sheryl Lee Ralph e mais.
Ano: 2024
Episódios: 14
Nota: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)

Sobre o Autor

Heider Mota
Heider Mota
Baiano, 28 anos, jornalista. Gosto de dar meus pitacos sobre filmes e séries por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *