5 maneiras de fazer o público ir mais aos cinemas
Ir ao cinema é um evento verdadeiramente mágico. O cheiro delicioso de pipoca superfaturada, conferir os trailers dos próximos filmes e finalmente aproveitar de uma maravilhosa obra (ou nem tanto assim) na frente da telona. Apesar disso, é possível perceber que o público que frequenta os cinemas já diminuiu bastante se comparado há alguns anos atrás. Mas afinal, o que poderiam fazer para que as salas voltassem a ser mais cheias? Aqui, vou dar meu pitaco pessoal sobre o que poderia ser feito para mudar essa situação. Vamos lá?
Diminuir o valor dos ingressos
Acredito que diminuir o preço dos ingressos é um consenso geral, mas a eficiência disso se prova com a promoção dos eventos de Semana do Cinema que vez ou outra ocorrem. Em setembro desse ano, essa semana especial de ingressos mais baratos (R$12,00) aconteceu, e assim como em outras ocasiões em que o evento também ocorreu, os cinemas dos shoppings estavam lotados. Isso mostra que o interesse pelas telonas não diminuiu como muitos acreditam. É que, infelizmente, ir ao cinema está se tornando cada vez mais um evento de luxo.
Fazer filmes interessantes para o público
Essa pode ser polêmica, principalmente para os cineastas e cinéfilos de plantão, mas se o filme é interessante para o público de modo geral, os cinemas estarão mais cheios, fato. Apesar de os críticos mais severos e requintados de cinema geralmente não serem muito fãs de Blockbusters, são esses filmes que movimentam as salas e fazem a economia cinematográfica girar. Nem sempre os longas mais artísticos e fora do padrão levam o grande público às salas, então investir naquilo que o “povo” gosta é uma forma de atrair mais gente para os cinemas. Peço perdão, meus caros colegas estudantes de cinema, mas essa é a verdade.
Esperar mais tempo para lançar filmes nos serviços de streaming
Antigamente se existia uma “necessidade” maior de ir para o cinema conferir um filme aguardado, porque no fim das contas ninguém sabia quando/se aquele longa em específico passaria na TV ou se o DVD logo estaria disponível para compra. Pra quê vou ao cinema se já pago tal streaming? Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar isso. Hoje em dia, com os diversos serviços de streaming como Netflix, Disney+ e Prime Video à disposição, muitas pessoas preferem esperar para assistir os filmes direto do conforto de suas casas. Não sei se essa é uma ideia muito popular, mas talvez fazer as pessoas esperarem mais tempo para poder consumir os filmes em casa fosse uma forma de fazê-las irem ao cinema. Quem sabe.
Relançar filmes antigos de sucesso
Isso já aconteceu algumas vezes em ocasiões especiais, mas talvez se acontecesse mais frequentemente seria uma forma de chamar a atenção do público para voltar aos cinemas. Nos tempos atuais vivemos uma era de remakes, continuações e live-actions de filmes queridos no passado e que ainda tem uma boa quantidade de fãs. Fazer reexibições de grandes clássicos da cultura pop como Star Wars, De Volta Para o Futuro e animações clássicas da Disney poderia ser uma maneira interessante de trazer de volta os fãs antigos e ao mesmo tempo apresentar um público novo aos filmes. Sei que o objetivo de muitas sequências lançadas hoje é esse, mas a ideia aqui é se ater ao original mesmo. Imagina que massa seria assistir na telona um clássico que você só pôde ver em casa!?
Programas de fidelidade e eventos especiais
Por fim, acabamos voltando ao tópico financeiro. Se o assunto que interessa é pagar mais barato, algumas redes de cinema oferecem programas de fidelidade especiais em que você pode pagar meia-entrada no cinema ou até ter direito a ingressos gratuitos e lanchinhos, como a clássica pipoca e doces. Além disso, sessões especiais com direito a brindes e uma experiência ainda mais imersiva, como as spoiler nights, poderiam atrair mais pessoas para ir aos cinemas, já que todo mundo gosta de receber um mimo especial de vez em quando.
E é isso! Essas são algumas ideias de o que poderia fazer o público ir mais aos cinemas. E o que você acha? Concorda comigo ou não? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando o Entre Sinopses para mais conteúdos bacanas como esse!
Confira também:
- Por que o cinema é chamado de sétima arte?
- Lançamentos que ainda chegam aos cinemas em 2024: veja lista
- O que é uma Sessão Azul no cinema? Entenda
Sobre o Autor
- Baiana, 22 anos, estudante de Cinema e Audiovisual. Apaixonada por animações e videogame. Amo falar e escrever sobre meus filmes, séries e livros favoritos.
Últimos posts
- Listas21 de novembro de 202410 filmes para assistir de graça
- Listas19 de novembro de 20245 filmes de atores e diretores negros para você assistir
- Opinião18 de novembro de 2024Cinema vs streaming: quem está vencendo essa batalha?
- Quadrinhos14 de novembro de 20245 dicas para começar a ler histórias em quadrinhos agora
Eu concordo que os preços das entradas deveriam ser mais em conta creio que o público seria bem maior se os preços fossem mais baixos